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Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA: DEPENDÊNCIA DE TRAJETÓRIA E ESTÍMULOS INSTITUCIONAIS NA UFBA
Ensino Superior
Políticas Públicas de Saúde
Integração Docente-Assistencial
Educação Superior
Políticas Públicas de Saúde
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Dias, Henrique Sant Anna | Date Issued:
2011
Alternative title
The implementation of the policy reorientation training in dentistry: path dependence and institutional stimuli at UFBAAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho analisou o processo de implementação da Política Nacional de Reorientação da
Formação Profissional em Saúde, materializada pelo PRÓ-SAÚDE e pelo PET-SAÚDE, na
Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, dentro do campo da Gestão da
Educação na Saúde, especificamente no bojo das mudanças na graduação em saúde, no
âmbito do SUS. A análise, realizada à luz da vertente histórica do neo-institucionalismo e do
método de análise da política pública (fase de implementação), consistiu em um estudo de
natureza qualitativa e caráter exploratório, no qual buscou-se compreender como os principais
eixos norteadores da política – a integração ensino-serviço; a integralidade da atenção à
saúde; e a reformulação do projeto político-pedagógico, são condicionados pelo contexto
político-institucional local, as regras institucionais fornecidas e o conjunto de atores
mobilizados (perfil e trajetória), enfatizando as relações intra e interinstitucionais, em especial
com as secretarias e serviços de saúde. Realizou-se revisão bibliográfica, análise documental
e entrevistas com atores envolvidos na implantação dos programas e/ou com informanteschave que estiveram inseridos em políticas anteriores voltadas para mudanças na formação
em saúde na Bahia. No cenário de fortalecimento das relações entre os Ministérios da Saúde e
da Educação, a política em questão direciona a maior integração ensino-serviço; tende a
mobilizar variados atores nos processos de formação em saúde, redefinindo seus papéis;
contempla distintos espaços do SUS (CIES/CGR, Conselhos de Saúde e Comissões
Intergestores) e se aproxima das políticas de saúde municipais e estaduais. A análise do
período de 2005 a 2010 revelou significativa ampliação da política nacional, maior número de
cursos contemplados e projetos aprovados e valorização das Secretarias Estaduais e
Municipais de Saúde na articulação com as IES, o seu papel na condução local das ações e
gestão dos recursos financeiros. No curso de odontologia da UFBA, destacou-se a maior
centralidade na integração ensino-serviço, em virtude da trajetória e experiência institucionais
acumuladas. Observou-se avanços nas relações entre a UFBA e as instâncias de gestão local
do SUS, com redefinição e valorização dos papéis destas instâncias e mudanças
organizacionais, em um contexto local que expressa a perspectiva da ampliação (mais cursos
e alunos participantes), amadurecimento (relações e diálogos estáveis) e continuidade
(apropriação dos eixos norteadores presentes nas políticas anteriores).
Abstract
This work has analyzed the Reorientation of Health Formation Federal Policy process, placed
by PRÓ-SAÚDE and PET-SAÚDE, on Federal University of Bahia Dentistry Faculty, as an
element of Education Management in Health scheme specifically that related to health under
graduation changes for SUS. The analysis, performed considering historical newinstitutionalism and public policy analysis method (implementation phase), consisted an
qualitative and exploratory study aiming to comprehend how the main guiding principles of
such policy – teaching and health services integration; integral health care and restructuration
of pedagogical project – are conditioned by political-institutional local context, institutional
rules available and involved political actors (profile and history), emphasizing internal and
external institutional relations, specially with health management structures and health
services. It was performed a bibliographic review, documental analysis and interviews with
involved subjects and/or those who participated to previous policy process in state of Bahia.
On a context of improvement of Health and Education Ministries, this policy is directed to
improve more teaching and health services integration; it tends to involve various actors on
health formation processes, redefining their roles; it predicts distinctive spaces on SUS
(CIES/CGR, Health Councils and Intergovernmental Commissions); and it gets closer to local
and state health policies. 2005 to 2010’s analysis revealed significant expansion of national
policy; more degree courses involved and approved projects, and applied value to local
management health system together with universities, their role on managing local actions and
financial resources. On UFBAs Dentistry Faculty case, it highlighted more attention to
teaching and health services integration, related to history and accumulated experience of
involved institutions. It was observed advances on relations among UFBA and health
management local system structures redefining and improving their roles, as well as
organizational changes, on a local context which expresses the expansion (increasing number
of courses and students involved), maturation (estability of relations and dialogues) and
continuity (ownership of the guiding principles found in previous policies).
Keywords in Portuguese
Recursos Humanos em OdontologiaEnsino Superior
Políticas Públicas de Saúde
Integração Docente-Assistencial
DeCS
Recursos Humanos em OdontologiaEducação Superior
Políticas Públicas de Saúde
Serviços de Integração Docente-Assistencial
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