Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2435
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
Mostrar registro completo
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ESTUDO EM UM CURSO PARA TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL
Técnico em Saúde Bucal
Formação em Saúde
Prática Docente
Ensino-Aprendizagem
Technician in Buccal Health
Formation in Health
Educational Practice
Teaching-Learning
Avaliação
Saúde Bucal
Pessoal Técnico de Saúde/educaçäo
Educação em Saúde
Docentes
Prática Profissional
Machado, Cristina Maria Figueira | Data do documento:
2009
Título alternativo
Evaluation of the teaching-learning: a study in a course for Technician in Oral HealthAutor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este trabalho analisa os discursos dos professores sobre as práticas de avaliação
da aprendizagem no curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde de
Brasília (ETESB) com a intenção de entender se estão em consonância com a proposta
pedagógica reformulada em 2006. Apresenta uma visão geral sobre a educação
profissional de nível médio e sua inter-relação com a formação de recursos humanos
para o setor saúde em conformidades com os princípios e estratégias do SUS. Reflete
sobre alguns aspectos conceituais da avaliação da aprendizagem com o objetivo de
propiciar um referencial teórico para a análise dos discursos. Como indicadores para a
busca de sentidos, foram utilizados: tempo da realização da avaliação, instrumentos
utilizados, apresentação do processo de avaliação para os alunos, apresentação dos
resultados, função e objetivos da avaliação, critérios utilizados, contrato didático,
retroalimentação do processo de aprendizagem dos alunos e conhecimento do projeto
pedagógico da escola e do plano de curso. Encerramos o trabalho com algumas
reflexões no intuito de contribuir para com discussões futuras quanto às práticas de
avaliação dos alunos.
Resumo em Inglês
This work discusses the teachers' speeches about evaluation practices of the
learning in the Technical course in Buccal Health of the Technical School of Health of
Brasília (ETESB) with the intention of analyzing if they are in consonance with the
pedagogic proposal reformulated in 2006. It presents a general vision about the
professional education of medium level and the interrelation with the formation of
human resources oriented and based upon SUS principles and strategies. It reflects
about some conceptual aspects of evaluation of the learning with the objective of
propitiating a theoretical referential for the analysis of the speeches. Some indicators to
search for direction: evaluation procedures, time of the accomplishment of the
evaluation, used instruments, presentation of the evaluation process for the students,
presentation of the results, function and objectives of the evaluation, used criteria and
knowledge of the pedagogic project of the school and of the plan of course. We
conclude the work with some reflections in the intention of contributing to the future
discussions about practices of the students' evaluation.
Palavras-chave
Avaliação da AprendizagemTécnico em Saúde Bucal
Formação em Saúde
Prática Docente
Ensino-Aprendizagem
Palavras-chave em inglês
Evaluation of the LearningTechnician in Buccal Health
Formation in Health
Educational Practice
Teaching-Learning
DeCS
AprendizagemAvaliação
Saúde Bucal
Pessoal Técnico de Saúde/educaçäo
Educação em Saúde
Docentes
Prática Profissional
Compartilhar