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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24309
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
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INSTITUCIONALIZAÇÃO, INOVAÇÃO E COMPARTILHAMENTO NA GESTÃO DA POLÍTICA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO PERMANENTE, NOESTADO DO TOCANTINS: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO
Educação em Saúde
Gestão em Saúde
Políticas Públicas
Perfil de Saúde
Planos Governamentais de Saúde
Araújo, Linvalda Rodrigues Henrique de | Data do documento:
2012
Título alternativo
Institutionalization, innovation and sharing in the management of state policy of continuing education, noestado Tocantins: an intervention projectAutor(es)
Orientador
Coorientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Esta dissertação de mestrado profissional caracterizou-se como um projeto
de intervenção, cujo intuito foi orientar a construção de mudanças no processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente no Estado do Tocantins, reestruturando o processo de formulação do Plano Estadual de Educação Permanente do Tocantins, visando ampliar a participação das instâncias colegiadas, à luz da realidade local e das diretrizes da PNEPS.
A partir da construção do marco teórico referencial, realizou-se um estudo
exploratório, composto por entrevistas abertas e um grupo focal, por meio do qual buscou-se compreender como se dava esse processo no estado, até então, produzindo insumos para a análise e reflexão sobre os elementos que poderiam contribuir para qualificação da gestão.
Com base nos resultados deste estudo, elaborou-se um plano de ação para
viabilizar as mudanças pretendidas. As 14 (quatorze) ações realizadas produziram 22 (vinte e dois) produtos.
A efetivação deste trabalho permitiu concluir que a institucionalização dos
processos de trabalho na implementação da Política Nacional de Educação
Permanente se dá com atores/instâncias participativas empoderadas e com o compartilhamento da gestão.
Resumo em Inglês
This master’s degree dissertation was characterized as an intervention
project, whose purpose was to guide the construction of changes in the process of implementing the National Policy on Permanent Education in the State of Tocantins, which meant to restructure the process of formulating the State Plan for Continuing Education Tocantins, aiming to expand the participation of collegiate institutions in the light of local circumstances and the guidelines of PNEPS.
From the construction of the theoretical framework, we carried out an
exploratory study, consisting of an open-ended interviews and focus groups, through which we sought to understand how this process has been happening in the state, producing inputs for analysis and reflection about the elements that could contribute to the management qualification.
Based on the results of this study was drawn up an action plan for achieving
the desired changes. The fourteen (14) performed actions yielded 22 (twenty two) products.
The realization of this study concluded that the institutionalization of work
processes in the implementation of the National Education Permanent happens with actors /instances empowered and participative management with sharing.
DeCS
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Políticas Públicas
Perfil de Saúde
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