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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24270
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
08 Trabalho decente e crescimento econômicoColeções
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A DIMENSÃO ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM HOSPITAL: QUESTÃO DE HUMANIZAÇÃO
Ética
Profissionais da Saúde
Humanização da Assistência
Recursos Humanos em Hospital/PX
Ethics
Health Personnel
Humanization of Assistance
Personnel
Hospital
Carvalho, Simone Gonçalves de | Data do documento:
2011
Título alternativo
The ethical dimension in labor relations in hospitals: a matter of humanizationAutor(es)
Orientador
Coorientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A sensação de desrespeito e de injustiça vivida pelos cidadãos é crescente e com ela
ressurgem as discussões em torno da Ética. No mundo do trabalho esta situação
reflete-se na fragilização dos vínculos e na deterioração de valores como a
cooperação e a confiança. Compreender a dimensão ética das relações entre colegas e
entre chefia e subordinados, e as transformações que estas desencadeiam no modo de
ser e de trabalhar e, especialmente, na saúde dos/as trabalhadores/as de um hospital,
constitui-se o foco desta pesquisa. Como um dos desafios da Política Nacional de
Humanização é transformar a realidade do trabalho em saúde, através de atitudes
éticas e da co-responsabilização e fortalecimento dos vínculos interprofissionais,
verificamos quais os efeitos da implementação desta política até o momento. O
estudo empregou a abordagem qualitativa. A percepção dos/as trabalhadores/as sobre
a inter-relação dos temas “ética nas relações no trabalho”, “implicações na saúde dos
trabalhadores” e “transformações nos sujeitos” foi construída através da realização
de dois Grupos Focais compostos por “informantes estratégicos” – médicos,
enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos, que atuam na
assistência ao paciente. Identificou-se que as propostas da PNH ainda não deram
frutos e que os/as trabalhadores/as perseguem uma ética universal, mesmo
reconhecendo a pluralidade moral existente na sociedade e na instituição. Associam
o ser ético com respeito e reconhecimento do outro como um igual. No âmbito da
gestão consideram que a ética é caracterizada pela transparência e a criação de
espaços democráticos para discussão. A disputa de poder entre as categorias
profissionais e a hegemonia médica provocam conflitos e a fragmentação da atenção
dispensada ao paciente, dificultando o trabalho em equipe interdisciplinar. O
desrespeito e a falta de reconhecimento causam sofrimento e contribuem para o
adoecimento psíquico e físico, podendo conformar-se como experiência de
desumanização. As estratégias adotadas para lidar com esta situação com maior
freqüência são a mudança de setor de trabalho, o isolamento, a valorização do
sentido do trabalho e/ou da missão, a busca de satisfação e reconhecimento em outras
atividades/lugares.
Resumo em Inglês
The sensation of disrespect and injustice lived for the citizens are increasing, and
with it the quarrels around the Ethics resurge. In work this situation is reflected in the
embitterment of the bonds and the deterioration of values as cooperation and
confidence. The focus of this research consists to understand the ethical dimension of
the relations between colleagues and enter commands and subordinate, and the
transformations that these unchain in the way of being and working, especially, in the
health of hospital workers. One of the challenges of the Política Nacional de
Humanização is to transform the reality of the work into health, through ethical
attitudes and of the shared responsibility and stronger the inter-profissional bonds.
We verify the effects of the implementation of this politics until this moment. The
study used the qualitative boarding. The perception of the workers on the
interrelation of the subjects “ethical in the relations in the work”, “implications in the
health of the workers” and “transformations in the citizens” was constructed through
the accomplishment of two Focal Groups composites for “strategical informers” -
doctors, nurses, social technician of nursing, assistants and psychologists, who act in
the assistance to the patient. It was identified that workers pursues an universal
ethics, exactly recognizing the existing moral plurality in the society and the
institution. They associate the ethical being with respect and recognition of the other
as an equal one. In the scope of the management they consider that the ethics are
characterized by the transparency and the creation of democratic spaces for quarrel.
The dispute between the different professional categories and the medical hegemony
provokes conflicts and the spalling of the attention excused to the patient, making it
difficult to work as a team. The disrespect and the lack of recognition causes
suffering and contribute for the psychic and physical distress. The adopted strategies
to deal with this situation more frequently are the change of work sector, the
isolation, the change of the direction of the work and/or the mission, searching
satisfaction and recognition in other activities or places.
Palavras-chave
Saúde do TrabalhadorÉtica
Profissionais da Saúde
Humanização da Assistência
Recursos Humanos em Hospital/PX
Palavras-chave em inglês
Occupational HealthEthics
Health Personnel
Humanization of Assistance
Personnel
Hospital
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