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DissertaçãoDireito Autoral
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SENTIDOS DA SAÚDE EM JOGOS DIGITAIS
Carvalho, Flávia Garcia de | Data do documento:
2016
Autor(es)
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A saúde é um tema plural e de interesse geral da população, com uma produção simbólica que não se restringe a um campo de práticas profissionais e é um conceito vulgar, no sentido de que está ao alcance de qualquer pessoa. Os sentidos de saúde emergem de diversas mídias, entre as quais destacamos os jogos digitais para o entretenimento, jogos que, por sua vez, são mídias complexas e capazes de produzir sentidos de maneiras bastante específicas, sendo ao mesmo tempo objetos e processos. A pesquisa que esta dissertação apresenta teve como objetivo analisar a produção de sentidos em novos espaços de comunicação, estudando jogos digitais como lugar de produção de sentidos da saúde. Para tanto, selecionamos dois jogos de sucesso de público e crítica - BioShock e Deus Ex: Human Revolution - e procedemos a uma pesquisa qualitativa. Ambos são do gênero de \201Ctiro em primeira pessoa\201D e investidos de narrativas de ficção científica, ricas em questionamentos sobre a interferência da Ciência e da Tecnologia no corpo e na saúde. Para uma pesquisa centrada na produção de sentidos, optamos pela análise do dispositivo do jogo e de dispositivo de enunciação, através de sessões de jogo executadas pela analista, que simultaneamente esteve investida do lugar de jogadora A metodologia foi criada especialmente para os objetivos dessa pesquisa e se baseou na produção de um dispositivo de análise composto por uma matriz conceitual, uma matriz analítica, apropriações da autoetnografia e da participação observante aplicadas às sessões de jogo e de aportes da Análise de Discursos, como a análise comparativa, a observação de marcas textuais, a compreensão do silêncio como produtor de sentido e as noções de dispositivo de enunciação e seus sujeitos. Concluímos que os sentidos de saúde podem emergir tanto de aspectos ficcionais quanto das regras e mecânicas de jogo, em um funcionamento entrelaçado e complementar. Entre os sentidos que emergiram, destacamos uma conceituação de saúde em intersecção com a Ciência e Tecnologia, apropriada como mercadoria e informada pela metáfora mecanicista, além de discursos medicalizantes e procedimentos produtores de iniquidade no acesso a bens e serviços de saúde. Os resultados motivam novos investimentos em pesquisa, nos âmbitos da circulação e apropriação de sentidos.
Resumo em Inglês
Health is a plural subject and of general interest for the population, with a symbolic production that is not restricted to a field of professional practice. Also, it is a common concept in the sense that is available to anyone. Health meanings emerge from various media, among which digital games for entertainment, games that, in turn, are complex media and capable of producing senses in very specific ways, being objects and processes at the same time. The research that this dissertation presents aimed to analyze the production of meanings in new spaces of communication, studying digital games as a place for production of health senses. We selected two blockbuster games - BioShock and Deus Ex: Human Revolution - and proceeded to do a qualitative research. Both games are from the genre of "first person shooter" and invested in science fiction narratives, rich in questions about the interference of Science and Technology in the body and health. For a focused research on the production of meaning, we chose the analysis of the gaming device and enunciation device through play sessions executed by the analyst, who was simultaneously in the place of the player The methodology was specially created for the purposes of this research and was based on the production of an analysis device consisting of a conceptual framework, an analytical framework, appropriations of autoethnography and observant participation applied to game sessions and Discourse Analysis contributions, as comparative analysis, observation of textual marks, understanding the silence as a producer of meanings and the enunciation device notions and their subjects. We conclude that health meanings can emerge from both fictional aspects and from the rules and game mechanics in an intertwined and complementary process. Among the meanings that emerged, we highlight a concept of health intersected with Science and Technology, appropriated as commodity and informed by the mechanistic metaphor, besides medicalized discourses and procedures which produce iniquity in the access to health goods and services. The results motivate new investments in research, particularly in the areas of circulation and reception of meanings.
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