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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24099
JUÍZOS MORAIS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DILEMAS ÉTICOS RELACIONADOS AO VALOR DA VIDA
Ferreira, Flávia Orind | Data do documento:
2017
Título alternativo
Moral judgments of health professionals: an analysis based on ethical dilemmas related to the value of lifeAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A moral presente na vasta teia de interações humanas constrói-se ao longo da vida da pessoa e deve refletir seu compromisso ético com as questões sociais. Para o desenvolvimento moral dos indivíduos é necessária uma formação voltada para o posicionamento autônomo, crítico e democrático, imprescindíveis à convivência numa sociedade plural. Contudo, na formação dos profissionais de saúde esse enfoque geralmente permanece relegado à condição secundária diante do conteúdo técnico, o que pode fazer com que as tomadas de decisões nesse âmbito não resguardem os direitos e garantias dos usuários, descaracterizando o cuidado em saúde. Este estudo teve como proposta conhecer e analisar os juízos morais dos profissionais de saúde diante de dilemas éticos relacionados ao valor de vida, identificar e analisar os modelos de argumentação de seus discursos e refletir sobre as possibilidades de ações educativas para melhor preparação dos profissionais frente às questões morais. A pesquisa realizada foi do tipo descritiva, exploratória e de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas aos residentes médicos e multiprofissionais de uma instituição pública de referência na assistência e que oferece cursos de pós-graduação para profissionais de saúde. A entrevista aos profissionais se deu a partir da apresentação de três dilemas morais e de um roteiro de perguntas que seguiu o padrão usado por Lawrence Kohlberg, embora não pretendêssemos realizar a classificação dos indivíduos em estágios, mas tão somente identificar os fundamentos de suas escolhas. A interpretação se deu pela Análise de Conteúdo de Bardin. Observou-se que a maioria das respostas dos entrevistados estiveram voltadas para uma perspectiva heterônoma, o que reforça a necessidade de se envidar esforços para uma formação ética dos profissionais de saúde. Com isso, entende-se que é imprescindível imprimir relevância ao tema e implementar projetos de intervenção pedagógica que auxiliem na construção de um pensamento crítico-reflexivo acerca das questões morais.
Resumo em Inglês
The morality is present in the vast web of human interactions is built throughout the person's life and must reflect his ethical commitment to social issues. For the moral development of individuals, a formation is required for the autonomous, critical and democratic positioning, indispensable for coexistence in a plural society. However, in the training of health professionals, this approach usually remains relegated to the secondary condition due to the technical content, which may mean that the decision making in this scope does not protect the rights and guarantees of users, mischaracterizing health care. The purpose of this study was to know and analyze the moral judgments of health professionals regarding ethical dilemmas related to the value of life, to identify and analyze the argumentation models of their speeches and to reflect on the possibilities of educational actions to better prepare professionals for moral issues. The research was descriptive, exploratory and qualitative. We collected the data through semi-structured interviews with medical and multi-professional residents of a public reference institution in care and offering postgraduate courses for health professionals. We presented three moral dilemmas and a questionnaire that followed the standard used by Lawrence Kohlberg, although we did not intend to classify the individuals in stages, but only to identify the fundamentals of their choices. We used the Bardin's approach to the analysis. We observed that the majority of respondents' answers were oriented to a heteronomous perspective, which reinforces the need to make efforts for moral training of health professionals. We concluded that it was necessary to make relevance to the theme and to implement projects of pedagogical intervention that help in the construction of a critical-reflexive thinking about the moral issues.
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