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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24041
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ESTUDANTES DE MEDICINA NO CONTROLE DA DENGUE
Educación en salud: agentes comunitarios de salud y estudiantes de medicina en el control del dengue
Communication skills
Community health workers
Focal group
Habilidades de comunicación
Agentes comunitarios de salud
Grupo focal
Título alternativo
Health education: community health workers and medical students in the control of dengue epidemicsEducación en salud: agentes comunitarios de salud y estudiantes de medicina en el control del dengue
Autor(es)
Afiliação
Universidade Federal de Goiás. Escola de Medicina. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Goiás. Escola de Medicina. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Goiás. Escola de Medicina. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Goiás. Escola de Medicina. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Goiás. Escola de Medicina. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Goiás. Escola de Medicina. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Goiás. Escola de Medicina. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Goiás. Escola de Medicina. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Goiás. Escola de Medicina. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Goiás. Escola de Medicina. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Universidade Federal de Goiás. Escola de Medicina. Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí, GO, Brasil.
Resumo
A Estratégia Saúde da Família, uma das mais bem sucedidas iniciativas para reorganização da Atenção Básica no Brasil, traz como diferencial o Agente Comunitário de Saúde (ACS), trabalhador da saúde que atua como interlocutor, facilitando o acesso da comunidade a ações promotoras de saúde. No entanto, é pouco conhecido o processo de orientação e formação destes trabalhadores para tratar de epidemias, como a dengue. Neste contexto, salienta-se a importância da aproximação entre estudantes de Medicina e ACS para que haja o fortalecimento não só da educação permanente destes trabalhadores, mas também da formação acadêmica dos futuros médicos. O método adotado foi o grupo focal com seis agentes de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Jataí, Goiás, Brasil. O grupo focal foi conduzido por estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás, tendo como instrumento roteiro condutor elaborado por professores e estudantes. Este roteiro foi construído com enfoque em Educação em Saúde, para garantir a possibilidade de elaboração de futuras estratégias de ação pelos estudantes, contribuindo para a formação transdisciplinar dos alunos. Em seguida, foi feita a Análise de Conteúdo para análise e interpretação dos dados. Os estudantes observaram que os agentes acreditam que as estratégias comunicacionais adotadas são efetivas e acessíveis. Entretanto, constataram que há falhas comunicacionais a serem sanadas, pois a comunidade continua relutante em por em prática seus conhecimentos, encontrando assim um desafio a ser trabalhado com os agentes comunitários ao longo de sua formação acadêmica, em busca de novas estratégias de ação para o combate da doença. Os alunos já começaram a elaborar suas estratégias de ação, com base em conhecimentos construídos sobre comunicação e saúde coletiva. Acredita-se que este trabalho é de grande importância para desenvolver habilidades comunicacionais nos estudantes e para fortalecer seu compromisso com a responsividade social.
Resumo em Inglês
The Family Health Strategy represents one of the most successful initiatives for reorganization of primary care in Brazil. It brings, as differential, the Community Health Workers (CHW), who acts facilitating community access to effective professional care in the form of health-promoting actions. However, the way workers receive training to manage epidemics, as dengue, is almost unknown. In this context, this project addresses the importance of bringing together medical students and CHW in order to strengthening not only continuing education of CHW, but also the experienced learning of future physicians. The method adopted was the conduction of a focus group with six workers in a primary health care center in a mid-size town of Brazilian midwest. The focus group was conducted by the tutor and students previously trained on dengue prevention and management. Students identified communicational gaps based on what was told by CHW as correct actions related to dengue control, allowing them to start developing action strategies. This approach not only contributed for continuing education of workers but also became a effective transdisciplinary and interprofessional education opportunity for the students involved in the process. CHWs believed their communication strategies about dengue are effective and affordable, however the students detected some communication failures and created opportunities to address these misconceptions. Students have already started developing their strategies based on knowledge acquired on public health and experienced practices in the medical school. We believe that this project also offers a great importance for the development of students’ communication skills and increase their commitment and social accountability.
Resumo em Espanhol
La Estrategia Salud de la Familia, una de las más exitosas iniciativas para la reorganización de la Atención Básica en Brasil, trae como diferencial el Agente Comunitario de Salud (ACS), trabajador de la salud que actúa como interlocutor, facilitando el acceso de la comunidad a acciones promotoras de salud. Sin embargo, es poco conocido el proceso de orientación y formación de estos trabajadores para tratar de epidemias, como el dengue. En este contexto, se destaca la importancia del acercamiento entre estudiantes de Medicina y ACS para que haya el fortalecimiento no sólo de la educación permanente de estos trabajadores, sino también de la formación académica de los futuros médicos. El método adoptado fue el grupo focal con seis agentes de una Unidad Básica de Salud (UBS) en el municipio de Jataí, Goiás, Brasil. El grupo focal fue conducido por estudiantes del curso de Medicina de la Universidad Federal de Goiás, teniendo como instrumento un guión conductor elaborado por profesores y estudiantes. Este itinerario fue construido con enfoque en Educación en Salud, para garantizar la posibilidad de elaboración de futuras estrategias de acción por los estudiantes, contribuyendo a la formación transdisciplinaria de los alumnos. A continuación, se hizo el Análisis de Contenido para análisis e interpretación de los datos. Los estudiantes observaron que los agentes creen que las estrategias comunicacionales adoptadas son efectivas y accesibles. Sin embargo, constataron que hay fallas comunicacionales a ser sanadas, pues la comunidad continúa reticente en poner en práctica sus conocimientos, encontrando así un desafío a ser trabajado con los agentes comunitarios a lo largo de su formación académica, en busca de nuevas estrategias de acción para desarrollar el combate de la enfermedad. Los alumnos ya comenzaron a elaborar sus estrategias de acción, con base en conocimientos construidos sobre comunicación y salud colectiva. Se cree que este trabajo es de gran importancia para desarrollar habilidades comunicacionales en los estudiantes y para fortalecer su compromiso con la responsividad social.
Palavras-chave em inglês
Medical educationCommunication skills
Community health workers
Focal group
Palavras-chave em espanhol
Educación médicaHabilidades de comunicación
Agentes comunitarios de salud
Grupo focal
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