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- COC - Artigos de Periódicos [1110]
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O QUE PENSAM CRIANÇAS BRASILEIRAS SOBRE A TEORIA DA EVOLUÇÃO?
Affilliation
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Campus Avançado Mesquita. Espaço Ciência InterAtiva. Mesquita, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esse estudo investigou as percepções das crianças sobre temas relacionados à teoria da evolução. O trabalho, de caráter qualitativo, foi realizado com 40 crianças de 10 anos de idade de diferentes grupos sociais da região metropolitana do Rio de Janeiro; a coleta de dados ocorreu através de grupos focais e desenhos em grupo. As crianças parecem usar bem critérios de classificação, parecem ter uma boa noção de que os animais podem sofrer mudanças ao longo do tempo e demonstraram dificuldades em definir tempo geológico. Conhecem a palavra evolução, mas parecem não compreender seu significado. Também conhecem algumas teorias científicas, como a explosão do Big Bang, a queda do meteoro que causou a extinção dos dinossauros e a teoria da separação dos continentes. Nossos dados sugerem que evolução e conteúdos relacionados são temas que interessam ao público infantil. Sendo assim, estudos como o nosso podem dar subsídios para desenvolver produtos de divulgação científica que atendam esse público.
Abstract
This study aims to investigate the perceptions children have toward issues related to the theory of evolution. The study was conducted with 40 children aged 10 years old from different social groups of Rio de Janeiro metropolitan region and data were collected through focus groups and group drawings. Children seems to make good use of classification criteria and to understand that animals may undergo changes over time and demonstrated difficulties in defining geological time. They are aware of the word evolution, but do not seem to understand its meaning. They also know some scientific theories, such as the Big Bang, the dinosaurs extinction caused by a meteor and the theory of continental drift. Our results suggest that children have substantially interest on evolution and, thus, studies like ours can help in developing scientific communication products specific for that children.
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