Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23848
PERDÃO
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição. O perdão pode ser considerado simplesmente em termos dos sentimentos da pessoa que perdoa, ou em termos do relacionamento entre o que perdoa e a pessoa perdoada. É normalmente concedido sem qualquer expectativa de compensação, e pode ocorrer sem que o perdoado tome conhecimento (por exemplo, uma pessoa pode perdoar outra pessoa que está morta ou que não se vê há muito tempo). Em outros casos, o perdão pode vir através da oferta de alguma forma de desculpa ou restituição, ou mesmo um justo pedido de perdão, dirigido ao ofendido, por acreditar que ele é capaz de perdoar. O perdão é o ato de se desprender do ressentimento. Vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes, tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras. Existem religiões que incluem disciplinas sobre a natureza do perdão, e muitas destas disciplinas fornecem uma base subjacente para as várias teorias modernas e práticas de perdão. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o tema com a estudante, Andreia Pereira da Silva; com a psicóloga e pesquisadora, Adriana Santiago; e com o mediador de conflitos, Tomaz Solberg. Participantes: Eduardo Costa, repórter;
Participantes: Andreia Pereira da Silva, estudante; Alessandra Galvão, especialista em atendimento.
Share