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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23822
Tipo de documento
TeseDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
10 Redução das desigualdadesColeções
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DIVERSIDADE SEXUAL, ESCOLA E FAMÍLIA: CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRÁTICAS DE ENSINO
Sexualidade
Relações Familiares
Ensino de Ciências
Políticas Públicas de Saúde
Cicco, Roberta Ribeiro de | Data do documento:
2017
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A abordagem da sexualidade na escola transcende aos conteúdos tradicionalmente tratados no ensino de ciências e traz consigo a temática da Diversidade Sexual que tem sido palco de disputas de sentidos a partir dos crescentes casos de homofobia e violência contra homossexuais. Debates no campo das ciências sociais no Brasil tem fomentado o interesse na pesquisa sobre o tema criando a consolidação de uma cultura de respeito à diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero. Nesta direção, este estudo, norteado pela perspectiva socioantropológica tem como objetivo compreender através de uma pesquisa qualitativa como o tema da diversidade sexual se apresenta no contexto da Escola considerando a ótica de seus atores neste contexto institucional a partir de situações vividas no cotidiano. Na análise são consideradas as relações entre escola e família tendo em vista as novas configurações familiares contemporâneas, bem como as ações e/ou propostas do campo das políticas públicas voltadas à abordagem deste tema no ensino a partir de estudos socioculturais sobre escola, família, sexualidade e diversidade sexual a partir de investigações desenvolvidas no contexto do ensino e referenciais afins. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública municipal da Zona Norte do Rio de Janeiro entre outubro de 2014 a julho de 2015. A partir de observações e de entrevistas realizadas com alguns atores entrevistados (direção, coordenação, professores e funcionários) e atuantes neste espaço, o autodenominaram como instituição \201Chomoafetiva\201D pelo fato de ser esta, na ótica destes sujeitos, uma escola aberta e acolhedora quanto à experiência da diversidade sexual. Isto não significa que predomine neste espaço exclusivamente relacionamentos homoafetivos entre os alunos, mas que os casos experenciados são aceitos de modo inclusivo na dinâmica da escola Os dados produzidos nesta interação trazem para a nossa análise diferentes percepções associadas à temática da diversidade sexual: situações conflituosas vividas referentes às tolerâncias e manifestações das identidades que são trabalhadas neste contexto; as percepções dos atores sobre aspectos pertinentes à relação família-escola e o reconhecimento de diferentes arranjos familiares; a existência e importância do envolvimento nas atividades associadas à vida escolar do estudante, bem como inúmeras resistências e ambiguidades relativas ao tema da diversidade sexual. A pesquisa apontou também questões associadas às ações e/ou propostas vinculadas ao tema até aspectos sociais e pedagógicos que emergem a partir das relações entre os atores e da relação família-escola. Desta forma, e apesar de inúmeros esforços ao enfrentamento das atitudes discriminatórias relativas à sexualidade e homofobia, as ações de combate a estas práticas ainda requerem amplas ações para a superação dos estigmas e das violências presentes no espaço escolar, bem como a superação de entraves e lacunas para a implementação de propostas e/ou políticas públicas sobre diversidade sexual, mais apropriadas ao ensino de ciências
Resumo em Inglês
The approach of sexuality in school transcends the contents traditionally treated in science teaching and brings with it the theme of Sexual Diversity that has been the scene of disputes of meanings from the increasing cases of homophobia and violence against homosexuals. Debates in the field of social sciences in Brazil has fostered interest in research on the subject by creating a culture of respect for diversity of sexual orientation and gender identity. In this direction, this study, guided by the socio-anthropological perspective aims to understand through a qualitative research as the subject of sexual diversity presents itself in the context of the School considering the perspective of its actors in this institutional context from situations lived in the daily life. In the analysis we consider the relations between school and family taking into consideration the new contemporary family configurations, as well as the actions and / or proposals of the field of public policies aimed at approaching this theme in teaching from socio-cultural studies on school, family, sexuality and sexual diversity based on research developed in the context of teaching and related references. The fieldwork was carried out at a municipal public school in the Northern Zone of Rio de Janeiro between October 2014 and July 2015. Based on observations and interviews with some interviewed actors (direction, coordination, teachers and employees) and actors in this space, they called themselves a "homoaffective" institution because it is, in the view of these subjects, an open and welcoming school about the experience of sexual diversity This does not mean that only homoaffective relationships among students prevail in this space, but that the experienced cases are accepted in an inclusive way in the school dynamics. The data produced In this interaction bring to our analysis different perceptions associated with the theme of sexual diversity: lived conflictual situations referring to the tolerances and manifestations of the identities that are worked in this context; The actors' perceptions on aspects pertinent to the family-school relationship and the recognition of different family arrangements; The existence and importance of involvement in the activities associated with the student's school life, as well as numerous resistances and ambiguities regarding the subject of sexual diversity. The research also pointed questions related to the actions and / or proposals related to the theme, to social and pedagogical aspects that emerge from the relations between the actors and the family-school relationship. Thus, despite numerous efforts to combat discriminatory attitudes towards sexuality and homophobia, actions to combat these practices still require broad actions to overcome the stigmas and violence present in the school, as well as overcoming obstacles and obstacles gaps to implement proposals and / or public policies on sexual diversity more appropriate to science teaching
Palavras-chave
Diversidade CulturalSexualidade
Relações Familiares
Ensino de Ciências
Políticas Públicas de Saúde
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