Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23820
UM EXAME DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA ACERCA DE SUAS BASES DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro | Data do documento:
2017
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O ensino é caracterizado pelo alto nível de variabilidade de situações enfrentadas pelo professor e por uma interconexão entre teoria e prática. Dessa forma, requer dos professores o entrelaçamento de diferentes tipos de conhecimento aplicáveis em diferentes situações. Esta tese de doutorado apresenta em quatro estudos independentes, mas interrelacionados, um conjunto de resultados empíricos baseados no modelo teórico Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Os resultados obtidos e discutidos indicam que a pesquisa fundamentada nesse modelo se encontra em um estágio inicial no contexto dos países de língua portuguesa e que a pesquisa empírica sobre esse modelo se beneficiaria da utilização de instrumentos validados. Para isso, foi realizada a adaptação transcultural e validação das propriedades psicométricas do instrumento TPACK Survey for Meaningful Learning. Os resultados obtidos demonstraram que houve boa compreensão e aceitação das assertivas adaptadas do instrumento original. As análises estatísticas realizadas indicam que a versão final do instrumento, para a língua portuguesa, possui validade e confiabilidade. O referido instrumento foi aplicado em uma amostra de 440 professores de Biologia. Os resultados obtidos indicam que esses professores se sentem mais confiantes em relação às suas bases de conhecimento que dependem de habilidades pedagógicas e ou habilidades de uso de tecnologia Foram encontradas fortes correlações positivas entre a base de conhecimento tecnológico e as demais bases de conhecimento relacionadas à tecnologia. Por fim, o intrumento foi utilizado para investigar o impacto da participação em um programa de desenvolvimento profissional online na percepção de professores de Biologia a respeito de suas bases de conhecimento. Os resultados encontrados indicam que a proposta de fomentar cursos focalizados em instrumentalizar o professor para lidar com os conteúdos específicos que ele tem que ensinar em sala de aula, aliados a elaboração de planos de ação e subsequente reflexão acerca da prática docente, produziram efeitos positivos e duradouros sobre sua confiança em relação às suas bases de conhecimento
Resumo em Inglês
Teaching is characterized by the high level of variability of situations faced by the teacher and by an interconnection between theory and practice. In this way, it requires the teachers to interweave different types of knowledge applicable in different situations. This doctoral thesis presents in four independent but interrelated studies a set of empirical results based on the theoretical model Technological Pedagogical Content Knowledge. The results obtained and discussed indicate that the research based on the model is at an early stage in the context of the Portuguese-speaking countries and that empirical research on this model would benefit from the use of validated instruments. For this, the cross-cultural adaptation and validation of the psychometric properties of the TPACK Survey for Meaningful Learning instrument was performed. The results showed that there was a good understanding and acceptance of the adapted assertions of the original instrument. The statistical analyzes carried out indicate that the final version of the instrument, for the Portuguese language, has validity and reliability. This instrument was applied in a sample of 440 Biology teachers. The results indicate that these teachers feel more confident about their knowledge bases that depend on pedagogical skills and / or technology use skills. Strong positive correlations were found between the Technological knowledge base and the other bases related to the Technology Finally, the instrument was used to verify the impact of participation in an online professional development program in the Biology teachers\2019 perception about their knowledge bases. The results indicate that the proposal to promote courses focused on instrumentalizing the teacher to deal with the specific contents that he has to teach in the classroom, allied to the elaboration of lessons plans and subsequent reflection on the teaching practice, produced positive and lasting effects on their confidence in their knowledge bases
Compartilhar