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DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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HOMOSSEXUALIDADES EM CURSO: REPRESENTAÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ACERCA DAS HOMOFOBIAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Corrêa Junior, Salvador Pereira | Date Issued:
2012
Alternative title
Homosexualities ongoing: representations of professional education about homophobia in the school contextAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A homofobia tem sido questão presente em debates na comunidade em geral e
também na escola, ganhando grande repercussão no cenário nacional. Algumas lutas
históricas do “movimento gay” têm sido concretizadas. Em maio de 2011 o Supremo
Tribunal Federal aprovou por unanimidade a união civil de pessoas do mesmo sexo,
garantindo as mesmas regras aplicáveis a relações estáveis de casais heterossexuais e
nesse mesmo mês houve um grande debate acerca de estratégias (“Kit contra
Homofobia”) para se trabalhar essa temática em sala de aula. Considerando a
homofobia como uma forma de violência que afeta a saúde, e entendendo a escola como
um ambiente em que essa violência também é reproduzida, busca-se uma discussão
acerca da promoção da saúde que inclua no âmbito escolar uma abordagem desta
temática que possibilite descortinar a discriminação e preconceito em torno de
homossexuais e supostos. Esse trabalho apresenta como objeto de estudo as
representações – acerca das homofobias – de profissionais da educação não formal, de
uma Fundação que atua com ensino de diversos cursos voltados para crianças e
adolescentes na cidade de Campos dos Goytacazes. Essa investigação se insere na área
da saúde pública tendo como campo a promoção da saúde na escola. O objetivo dessa
pesquisa é buscar compreender como os profissionais de uma instituição escolar não
formal percebem a existência (ou não) de homofobia, e suas representações acerca da
temática.
Abstract
Homophobia has been a matter currently under discussion in the community in
general and also in school, earning great impact on the national scene. Some historical
struggles of the "gay movement" has been realized. In May 2011 the Supreme Court
unanimously approved civil unions for same-sex, guaranteeing the same rules apply
to heterosexual couples in stable relationships and that same month there was a big
debate about strategies ("Kit against Homophobia") to this theme to work in the
classroom. Considering the homophobia as a form of violence that affects health, and
understanding the school as an environment in which this violence is
also reproduced, seek to a discussion of health promotion in schools that
includes a theme that this approach allows unveiling discrimination and prejudice
about homosexuals and suspected. This paper presents as a study
object representations - about homophobia – professional non-formal
education, a foundation that works with various educational courses for children and
teenagers in the city of Campos dos Goytacazes. This research is part of the public
health field as having health promotion in schools. The objective of this research is to
seek to understand how non-formal school professionals perceive the
existence (or not) of discrimination against homosexuals (or imagined), and how they
deal with the issue in their daily work.
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