Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23510
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarColeções
Metadata
Mostrar registro completo
FORMAÇÃO MÉDICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE DE COMUNIDADES: A ARTICULAÇÃO DESSAS PRÁTICAS EM UM MESMO CENÁRIO
Health Promotion
Work
Comprehensive Health Care
History of Medicine
Professional Practice
Curriculum
Promoção da Saúde
Trabalho
Assistência Integral à Saúde/utilizaçäo
História da Medicina
Prática Profissional/utilização
Currículo
Vilardo, Claudia Ostwald Luz | Data do documento:
2011
Título alternativo
Medical education and health promotion of communities: the articulation of these practices on an equal footingAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O presente estudo procurou discutir sobre as necessárias modificações na formação
médica impulsionadas a partir da instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso
de Graduação em Medicina, articulando-a com a nova Promoção da Saúde. Fez-se uma
revisão da história da medicina e do processo de trabalho em saúde, contextualizando-os.
Ressaltou-se a importância da integralidade do cuidado como referencial tanto para se
alcançar a almejada Promoção da Saúde quanto para a formação de profissionais capazes
de lidar com a saúde e seus determinantes. O trabalho tem como objeto de estudo as
atividades práticas realizadas por estudantes do primeiro ano de graduação de medicina de
uma Instituição de Ensino Superior. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo que
utilizou como técnicas a produção de dados primários e a busca de dados secundários.
Resumo em Inglês
This study aimed to discuss the necessary changes in medical education driven from
the imposition of the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Medicine, linking
it with the new Health Promotion There was a review of medical history and process health
work, contextualizing them. He stressed the importance of comprehensive care as a
reference both to achieve the desired health promotion and to train professionals capable of
dealing with health and its determinants. The work aims to study the practical activities
carried out by students of first year students of medicine of a Higher Education Institution.
This is a qualitative descriptive study used techniques such as the production of primary
data and the search for secondary data.
Palavras-chave em inglês
Education, MedicalHealth Promotion
Work
Comprehensive Health Care
History of Medicine
Professional Practice
Curriculum
DeCS
Educação MédicaPromoção da Saúde
Trabalho
Assistência Integral à Saúde/utilizaçäo
História da Medicina
Prática Profissional/utilização
Currículo
Compartilhar