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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2337
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DissertaçãoDireito Autoral
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MEDIAÇÃO INTERSETORIAL PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE: O PROJETO TRANSANDO SAÚDE DO SESC
Ação Intersetorial
Educação em Saúde
Programas e Projetos de Saúde
Doenças Sexualmente Transmissíveis/prevençäo & controle
Questionários
Saúde Escolar
Barros, Cláudia Márcia Santos | Data do documento:
2009
Título alternativo
Mediation for intersectoral health promotion: the design Settling Health SESCAutor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Esta dissertação tem como tema os fatores envolvidos na sustentabilidade das iniciativas de promoção da saúde, mais especialmente a consolidação de alianças na perspectiva da ação intersetorial para a criação de ambientes saudáveis. O estudo aborda o ideário teórico-ético político da promoção da saúde, buscando evidenciar os deslocamentos conceituais que caracterizam a ruptura paradigmática trazida por esse movimento, com destaque para aconcepção ampliada de saúde que incorpora a temática dos determinantes sociais, atualizando a discussão sobre a intersetorialidade na consolidação do compromisso com a equidade e ajustiça social. Discutem-se as controvérsias e as implicações político-ideológicas expressas na pluralidade de olhares sobre tal estratégia, evidenciando-se as distinções e aproximações conceituais entre a promoção da saúde, a prevenção e a educação em saúde. Adotou-se como estratégia a pesquisa qualitativa com abordagem metodológica do tipo estudo de caso, de caráter descritivo e interpretativo. A construção da base empírica foi desenvolvida em um Departamento Regional do SESC com experiência bem sucedida do projeto Transando Saúde, tendo como foco de análise as estratégias de mediação e articulação intersetorial implementadas nesse contexto. O projeto em questão é de iniciativa da Atividade Educação em Saúde e se volta para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids, atuando nos cenários da escola e do local de trabalho mediante o estabelecimento de alianças intersetoriais e o uso da metodologia de educação entre pares. Na investigação realizada fez se um recorte quanto à unidade de análise, optando-se por este último cenário. Utilizou-se a técnica de triangulação na coleta de dados, mediante pesquisa documental, observação direta e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados, feita segundo a perspectiva hermenêutica-dialética, problematiza os elementos implicados na ordenação da rede intersetorial, discutindo as concepções e valores que orientam as práticas e os fatores favoráveis e restritivos ao estabelecimento das alianças intersetoriais com vistas à sustentabilidade das iniciativas de promoção da saúde. Desse modo, são apontados aspectos que podem informar as iniciativas em outros marcos institucionais, com destaque para a importância do nexo conectivo responsabilidade/ ética/ compromisso na consolidação da rede de alianças; a perspectiva relacional e comunicativa dos fluxos de poder na rede; a importância da instituição de espaços de formação continuada com co-engendramento de sujeitos e mundo do trabalho; e a capacidade dos atores para dialogar e negociar, ampliando os consensos intersubjetivos que geram co-responsabilidades nos processos de gestão e cuidado. Confirma-se a hipótese formulada sobre o potencial do SESC na mediação intersetorial, que se materializa pela criação de condições práticas e simbólicas para a conformação de novas identidades por entre as entidades da rede, as quais vão gradativamente se tornando mais vinculadas, no ensaio de estratégias que incorporam a perspectiva política, ética e cultural mais ampla da promoção da saúde.
Resumo em Inglês
This dissertation has as its theme those factors involved in the sustainability of health promotion initiatives, most especially in the alliances consolidation in the perspective of intersector action for the creation of healthy environments. The study addresses the theoreticalethic- political ideation, seeking to focus on those conceptual displacements that characterize the paradigmatic rupture translated by this movement, outlining the extended health conception which embeds the social determinants thematic, updating the discussion over inter-sectors in the commitment consolidation with equity and social justice. It discusses controversies and political-ideological implications expressed in the plurality of views over such strategy, focusing on distinctions and conceptual approaches among health promotion, prevention and health education. The qualitative research was adopted as a strategy, with typical descriptive and interpretative case study methodological approach. The empirical basis was developed in one of the SESC regional departments, with well succeeded experience of the “Transando saúde project” (“Dealing with Health Project”), and its analysis focus is on strategies of inter-sector mediation and articulation, in this context. The project in question is of initiative of the Health Education Activity and is turned to the prevention of sexually transmitted diseases and Aids, with actions in the school and local work settings through the establishing of inter-sector alliances and the use of peer education methodology. In the performed investigation, it was made a cut in the analysis unit, opting for this latter setting. The triangulation technique was used in the data collection through documental research, direct observation and semi- structured interviews. The data analysis was made according to the hermeneutical-dialectic perspective, and it addresses the implied elements in the ordering of the inter-sector network, discussing on the conceptions and values that guide the practices and factors which are favorable and restricted to the establishing of inter-sector alliances in view of the health promotion initiatives. Thus, it points out those aspects that may inform the initiatives in other institutional hallmarks, outlining the importance of the nexus connective responsibility / ethics / commitment in the consolidation of alliances network; the relational and communicative perspective of power fluxes in the network; the importance of fostering the continued education with co-engendering of subjects and the work world; and the actors capability to dialogue and negotiate, extending the inter-subjective consensus that generate co-responsibilities in the management and care processes. The formulated hypothesis on the potential of SESC is confirmed on the inter-sector mediation which is then materialized by the creation of practical and symbolic conditions for the conformation of new identities among network entities, which will gradually become more related, in the assay of strategies that embed the most broadened political, ethical and cultural perspective of health promotion.
DeCS
Promoção da SaúdeAção Intersetorial
Educação em Saúde
Programas e Projetos de Saúde
Doenças Sexualmente Transmissíveis/prevençäo & controle
Questionários
Saúde Escolar
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