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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23231
Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
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A MÍDIA E A SAÚDE NA FIOCRUZ: O CANAL SAÚDE EM FOCO
Informação
Saúde Pública
Televisão
Educação em Saúde
Institutos Governamentais de Pesquisa
Gomes, Renata Machado dos Santos | Date Issued:
2010
Alternative title
The media and health at Fiocruz: Focus on the Health ChannelAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo vislumbra promover uma reflexão sobre o campo de comunicação em
saúde, com base no contexto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), segundo a
perspectiva do Canal Saúde, criado para propiciar um maior alcance geográfico de
saberes, estimulando a educação continuada de profissionais e gestores da saúde.
Projeto permanente da Presidência da Fiocruz, que dezesseis anos após sua concepção,
em 2010, continua quebrando paradigmas, na ânsia de contemplar o conceito ampliado
de saúde, audiovisualmente, de modo interativo e dialético. O questionamento do papel
do Canal Saúde como um meio de comunicação capaz de não apenas divulgar,
disseminar e difundir o conceito ampliado de saúde, mas gerar a comunicação,
possibilitou-nos repensar mecanismos estratégicos para investigar a quem se destinam
as programações do Canal Saúde a partir de sua história, que começa em 1994.
Metodologicamente, optou-se pela pesquisa qualitativa, selecionando-se as seguintes
técnicas: revisão bibliográfica, investigação documental, observação direta e entrevistas
semi-estruturadas sob o ponto de vista dialético e relacional. Para uma maior
aproximação do objeto, procuramos entender o momento atual do Canal Saúde, levando
em consideração o processo histórico de construção do mesmo, bem como
contextualizá-lo em relação aos meios de comunicação da Fiocruz. Baseados nesse
olhar, consideramos que o potencial da comunicação permanece pouco explorado, pois
a ênfase é dada à distribuição da informação – chamada equivocadamente de
comunicação, enquanto que o processo comunicacional -que pressupõe a escuta do
outro, a interlocução de saberes, o compartilhamento de experiências- é negligenciado
pelo alto custo financeiro que demanda.
Abstract
This study attempts to promote a reflection concerning the field of communication for
health, based on Foundation Oswaldo Cruz’s (Fiocruz) context, according to Canal
Saúde’s outlook, created to propitiate a higher geographical reach of knowledge,
timulating continued education of professionals in health. It is a permanent project of
Fiocruz’s chairmanship, and sixteen years after its creation, in 2010, still breaks
paradigms attempting to contemplate a more disseminated concept of health,
audiovisualy, with a dialetic and interactive method. The questioning of Canal
Saúde’s part as a vehicle capable of not only spreading the wider concept of health to
the population but also generating communication, made it possible for us to re-think
strategical mechanisms to investigate who is the target of Canal Saúde’s scheduled
programs throughout its history since 1994. Methodologically, qualitative research was
chosen, selecting the following research techniques: bibliographical review, documental
investigation, indirect observation and semi-structured interviews based on the
dialectical and rational points of view. In order to achieve a higher approach of the
object, we’ll try to describe the current context of Canal Saúde, taking into
consideration its historical release process, as well as contextualizing it related to
Fiocruz's vehicles of communication. Based on that, we consider communication's
potential poorly explored, for the emphasis is deposited in informational distribution –
wrongly refered as communication, while the communicational process – pressuposing
interlocution of knowledge and experience sharing – is neglected by its high demanded
cost.
DeCS
ComunicaçãoInformação
Saúde Pública
Televisão
Educação em Saúde
Institutos Governamentais de Pesquisa
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