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Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
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AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS DE ENSINO A PARTIR DE UM JOGO DE TABULEIRO QUE ABORDA AS CAUSAS DA OBESIDADE
Rosse, Cássio Gomes | Fecha del documento:
2016
Autor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A aprendizagem cooperativa é uma prática instrucional na qual os estudantes realizam atividades em pequenos grupos, compartilham recursos e ideias em condições de interdependência positiva. Muitas estratégias de ensino cooperativo incorporam a competição entre grupos em sua estrutura, no entanto, não se sabe se ela é um fator essencial ou que atrapalha sua efetividade. Na presente dissertação foram avaliadas duas estratégias de ensino cooperativas, uma com ausência e outra com presença da competição. Elas foram incorporadas na dinâmica de um jogo de tabuleiro denominado Fome de Q?, que discute as causas associadas à epidemia da obesidade. As estratégias foram avaliadas em 14 turmas do 8º ano do ensino fundamental de escolas públicas do Rio de Janeiro. No total, 410 estudantes participaram da pesquisa. Foram avaliadas as soluções propostas pelos grupos, o aprendizado individual, a percepção de dificuldade e motivação dos estudantes. Os resultados indicaram não haver diferenças significativas entre a quantidade de soluções corretas para o problema proposto no jogo. No entanto, as respostas provenientes dos grupos cooperativos sem competição apresentaram maior número de associações em relação às causas da obesidade. Os resultados das análises individuais indicaram que os estudantes, apesar de já terem concepções prévias bem definidas da relação entre assistir TV e a saúde, foram capazes de ampliá-las com o jogo e que o aprendizado foi mantido, mesmo à médio prazo Porém não houve diferenças em relação ao aprendizado individual e a percepção de dificuldade nas diferentes estratégias adotadas. A aceitação das atividades foi alta e equivalente nas duas estratégias. Esses dados sugerem que o jogo Fome de Q? foi adequado ao seu público alvo e pode ser um importante recurso didático a ser inserido na educação básica, principalmente por ser tratar de uma temática relevante e por ter uma alta aceitação entre os estudantes. Os resultados permitem concluir que a competição, apesar de estar inserida em diversos contextos e dinâmicas escolares, não é um fator essencial na efetividade de dinâmicas cooperativas de ensino.
Resumen en ingles
Cooperative learning is an instructional practice in which students perform activities in small groups, share resources and ideas generating positive interdependence among group members. Many cooperative learning strategies incorporate the competition between groups in their structures. However, it is still unclear whether competition is an essential factor for those strategies or if it disturbs their effectiveness. In this dissertation two educational cooperative strategies were evaluated: tournament (with competition) or cooperative (without competition). They were incorporated into the dynamics of the educational board game called Fome de Q?, which discusses factors associated with the obesity epidemic. The strategies were evaluated in fourteen classes of the eighth grade of elementary public school in Rio de Janeiro. In total, 410 students participated in the research. We evaluated the solutions proposed by the groups, as well as students\2019 individual learning, perception of difficulty and motivation. The results showed no significant differences between the percentages of correct solutions to the problem posed by the game However, the responses from the cooperative group showed greater number of associations regarding the causes of obesity. The results of individual analyzes indicated that students, despite having well-defined previous conceptions of the relationships between watching TV and health, were able to extend it with the game and that learning was maintained even the medium term. There were no differences in relation to individual learning and perceived difficulty in the two different strategies adopted. The acceptance of the games was high and equivalent in both strategies. These results suggest that the board game Fome de Q? is appropriate to the target audience and can be an important resource to be introduced in basic education. The results suggest that competition is not an essential factor for the effectiveness of cooperative learning.
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