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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2292
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES DE BRASIL, ESPANHA E PORTUGAL: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
Sistemas de Informação Hospitalar
Brasil
Espanha
Portugal
Grupos Diagnósticos Relacionados
Gestão de Qualidade
Sistemas de Saúde
Brasil
Espanha
Portugal
Pinto, Rosana | Date Issued:
2010
Alternative title
Hospital information systems in Brazil, Portugal and Spain: similarities and differencesAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: Proceder à comparação entre Sistema de Informações Hospitalares do
Sistema Único de Saúde (SIH-SUS) e os sistemas de informações hospitalares de
Espanha e Portugal, utilizando como eixos de comparação os fatores que comprometem
a qualidade da informação hospitalar no Brasil e limitam a sua utilização. Metodologia:
Os principais procedimentos metodológicos adotados neste estudo foram a Revisão da
Literatura e a Análise Documental. A Revisão a Literatura visou efetuar a
caracterização do sistema de informações brasileiro e a extração de artigos científicos
nacionais, dos principais limitantes a qualidade da informação hospitalar no Brasil. A
Revisão da Literatura foi também utilizada para pesquisa na literatura científica
internacional das principais características dos sistemas de informação de Espanha e
Portugal. Através da Análise documental foram relacionadas as principais portarias
relativas ao sistema de informações hospitalares brasileiro e complementada a pesquisa
sobre os sistemas de informações hospitalares de Espanha e Portugal. Resultados:
Foram localizados 35 artigos que direta ou indiretamente versam sobre a qualidade dos
dados do SIH-SUS. Os limitantes à qualidade da informação do sistema brasileiro,
selecionados para estudo, estão relacionados ao registro dos prontuários, à qualidade da
informação clínica, à cobertura do sistema, às influências do sistema de pagamento, à
subnotificação das internações e à identificação das reinternações e transferências do
mesmo paciente. As principais constatações foram: (a) alguns limitantes à qualidade da
informação no sistema brasileiro existem também nos sistemas internacionais, contudo,
grande parte dos problemas aqui detectados, já foi solucionada por esses países. (b)
problemas no registro dos prontuários, comum aos três países, estão relacionados à
falta de valorização da informação e ao não estabelecimento de regras para seu
preenchimento; (c) os sistemas de pagamento aos hospitais adotado por Brasil, Espanha
e Portugal são bastante semelhantes. A maior diferença encontra-se na classificação; no
Brasil é adotada a classificação por procedimentos e na Espanha e Portugal, a
classificação de pacientes através da metodologia DRG; (d) a cobertura do SIH-SUS,
embora não universal, é mais abrangente que a cobertura dos sistemas de informações
hospitalares de Portugal e Espanha, cobrindo as internações hospitalares, domiciliares e
em regime hospital-dia realizadas em hospitais gerais e especializados, de agudos,
crônicos e psiquiátricos. (e) não foram obtidas informações sobre subnotificação nos
sistemas internacionais. No SIH-SUS, esta acontece, principalmente, pelo não registro
no sistema, de todas as internações ocorridas por unidades hospitalares cuja remuneração não é baseada na produção de serviços e; pelo subsídio, pelas secretarias
de saúde, de internações não contabilizadas pelo sistema, devido a limitações à emissão
de AIHs ou a políticas que direcionam ou restringem a cobrança de determinados
procedimentos; (f) nos sistemas de informação do Brasil e Espanha não é possível a
identificação das reinternações e transferências nos registros que não identifiquem o
paciente, em Portugal a identificação é limitada. Considerações Finais: Questões
identificadas como críticas para a qualidade da informação do sistema de informações
hospitalares brasileiro, décadas atrás, continuam impactando a informação do sistema
atualmente. As portarias referentes à assistência hospitalar e ao SIH-SUS dizem
respeito, em sua grande maioria, a modificações no mecanismo de reembolso; apenas
um número bastante restrito destas, visa implementar melhorias na qualidade da
informação do sistema. Os gestores do SIH-SUS no Ministério da Saúde necessitam
compreender e valorizar as necessidades e problemas detectados pelos usuários do
sistema, com atenção especial, aos problemas apontados pelos pesquisadores
brasileiros, quando da implementação de modificações no sistema. É necessária
também, uma aproximação dos sistemas de informações hospitalares internacionais,
buscando conhecer como as questões críticas em nosso sistema foram equacionadas
nestes sistemas, e como as soluções adotadas podem ser adaptadas a nossa realidade.
Abstract
Objective: This study aims to compare the Hospital Information System of the Unified
Health System (SIH-SUS) and hospital information systems in Spain and Portugal, with
emphasis on the factors identified as limiting the quality and use of information
produced by the SIH-SUS. Methods: The main methodological procedures used in this
study were the Literature Review and Documentary Analysis. A Literature Review
aimed to characterize Brazilian hospital information system and extraction the major
limiting factors for the quality of Brazilian hospital information in national scientific
articles. A Literature Review was also used for researching the international scientific
literature for main characteristics of Spain and Portugal hospital information systems.
The documentary analysis was adopted aiming to related main ordinances relating to the
Brazilian hospital information system and complement the researching of Spain and
Portugal hospital information systems. Results: We found 35 articles directly or
indirectly related to SIH-SUS data quality. The limiting factors for the quality of
Brazilian hospital information studied are related to the registration of medical records,
quality of clinical information, system coverage, payment system influences, the
underreporting of hospitalizations and the same patient identification of readmissions
and transfers. The main findings were: (a) some limiting factors for the quality of
information in Brazilian hospital information system are also in the international
information systems, however, most of the problems identified here, has already been
solved by these countries; (b) problems in the medical record registry exist in all three
countries and they are related to lack of value of information and do not establish rules
for its completion; (c) hospitals payment systems adopted by Brazil, Spain and Portugal
are much similar. The biggest difference lies in the classification, in Brazil is adopted
for the classification procedures and in Spain and Portugal, the classification of patients
using DRG methodology; (d) SIH-SUS coverage is not universal, but is much more
comprehensive than Spain and Portugal hospital information systems, covering hospital,
domiciliary and day hospital regime in general and specialized hospitals and acute,
chronic and psychiatric disorders. (E) it was not found information about underreporting
in international hospital information systems. This happens in SIH-SUS mainly by the
underreporting of all hospitalizations in the system for hospitals whose remuneration is
not based on production of services, and the subsidy by the Secretarias de Saúde of
admissions do not recorded by the system, due to limitations on the issuance of AIH or
policies that direct or restrict the collection of certain procedures; (f) it is not possible to identify readmissions and transfers on the records that do not identify the patient in the
Brazil and Spain hospital information systems. In Portugal hospital information system
the identification is limited. Conclusion: Issues identified as critical to the quality of
information from hospital information system in Brazil, decades ago, are still impacting
the system information nowadays. Ordinances relating to hospital and the SIH-SUS are
relate mostly to changes in the reimbursement mechanism, only a very restricted
number of them, aimed to implement improvements in the quality of the information
system. The managers of the SIH-SUS in the Ministry of Health thus need to understand
and appreciate the needs and problems encountered by users of the system, with special
attention to the problems posed by Brazilian researchers, upon implementation of
system modifications. We also need an approximation to the international hospital
information systems, trying to understand how the critical issues in our system were
equated with those systems, and how the adopted solutions can be adapted to our
reality.
Keywords in Portuguese
Grupos Diagnósticos RelacionadosSistemas de Informação Hospitalar
Brasil
Espanha
Portugal
DeCS
Sistemas de Informação HospitalarGrupos Diagnósticos Relacionados
Gestão de Qualidade
Sistemas de Saúde
Brasil
Espanha
Portugal
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