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A "ANATOMIA SOCIAL" DO AEDES AEGYPTI: OS PANFLETOS EDUCATIVOS DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE COMO DISCURSO
Mensagens Educativas
Análise do Discurso
Educação em Saúde
Comunicação e Divulgação Científica
Materiais Educativos e de Divulgação
Aedes
Abreu, Eliane Rodrigues de | Fecha del documento:
2017
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
O presente trabalho objetiva contribuir para analisar as contradições existentes nas políticas de saúde pública, focando, para tanto, nas mensagens educativas utilizadas no trabalho de controle do mosquito Aedes Aegypti. Na literatura da área, ainda não é consolidada a importância dos folders educativos, utilizados como uma das estratégias do Estado para orientação e informação da população. A dissertação se organiza em três capítulos. O primeiro traça um panorama da urbanização da cidade do Rio de Janeiro, localizando, neste contexto, o papel desempenhado pelas políticas de saúde, determinadas pelo conflito de classe. O segundo destaca os conceitos voltados para a comunicação e educação em saúde, identificando, nestes dois campos, as formas e os elementos dos conflitos de classe mencionados. O terceiro capítulo, a partir da abordagem de Maingueneau (2001), analisa um total de dezenove folders e cartazes, concluindo que a utilização das mensagens educativas tem como efeito o apagamento das responsabilidades do Estado e do caráter coletivo da prevenção e do controle do mosquito aedes aegypti. Assim, além da culpabilização da população pela proliferação do mosquito, a relação entre poder público e população impede uma comunicação efetivamente democrática, que possibilitaria a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e um efetivo aproveitamento dos recursos públicos.
Resumen en ingles
The present objective work to contribute to analyze the existing contradictions in the politics of public health, focusing, for in such a way, in the used educative messages in the work of control of the mosquito Aedes Aegypti. In the literature of the area, not yet the importance of folders is consolidated educative, used as one of the strategies of the State for orientation and information of the population. The dissertation if organizes in three chapters. The first one trace a panorama of the urbanization of the city of Rio De Janeiro, locating, in this context, the role played for the health politics, determined for the classroom conflict. As it detaches the concepts directed toward the communication and education in health, identifying, in these two fields, the forms and the elements of the mentioned conflicts of classroom. The third chapter, from the boarding of Maingueneau (2001), analyzes a total of nineteen folders and posters, concluding that the use of the educative messages has as effect the deletion of the responsibilities of the State and the collective character of the prevention and the control of the mosquito aedes aegypti. Thus, beyond the blame of the population for the proliferation of the mosquito, the communication between being able public and population effectively hinder a democratic communication, that would make possible the improvement of the quality of life of the townspeople and an effective exploitation of the public resources.
Palabras clave en portugues
Comunicação e Educação em SaúdeMensagens Educativas
Análise do Discurso
DeCS
Comunicação em SaúdeEducação em Saúde
Comunicação e Divulgação Científica
Materiais Educativos e de Divulgação
Aedes
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