Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/22865
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ARTE NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DE QUEM REMA CONTRA A MARÉ
Hansen, Sheila de Oliveira | Fecha del documento:
2017
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
Este trabalho pretende investigar experiências no ensino de arte de docentes comprometidos com uma prática pedagógica libertadora e como estas se dão em escolas públicas, no município do Rio de Janeiro. O campo em que se inscreve é a Arte-Educação, inserido no processo de disputas de interesse pelo projeto de Educação dentro da escola pública, no ensino médio. O estudo se fundamenta na perspectiva do materialismo histórico, tomando-se de Karel Kosík o conceito da arte como práxis na produção e compreensão da cultura de uma sociedade e de práxis pedagógica em suas relações, partindo principalmente de Raymond Williams e Paulo Freire. Para realizar um estudo descritivo e exploratório, foram entrevistados docentes de arte que, diante de uma realidade educacional tão adversa, persistem no projeto de uma práxis transformadora. Após a análise dos relatos colhidos, utilizando-se a teoria da análise do discurso, foram observadas estratégias comuns, a partir da construção de discursos que valorizam o potencial transformador da educação e da arte, assim como de uma prática ancorada na perspectiva de mudança social.
Resumen en ingles
This study intends to investigate experiences of art teachers, all committed to a pedagogical liberation practice, and how it takes place in the public schools they teach, in the city of Rio de Janeiro. The field of knowledge in which this study is inscribed is Art Education, inserted in the process of disputes of interests within the Education project for the public High School. The work is based on the perspective of historical materialism, taking from Karel Kosík the concept of art as ‘praxis’ in the production and understanding of the culture of a society, and of pedagogical praxis in their relations, taking as main references Raymond Williams and Paulo Freire. To conduct a descriptive and exploratory study, art teachers who persist in the proposition of a transforming praxis, even when faced with such adverse educational reality as ours, were interviewed. After analyzing the collected reports, using the Discourse Analysis theory, common strategies were observed, based on the construction of discourses that value the transforming potential of education and art, as well as a practice anchored in the perspective of social change.
Compartir