Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2251
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
Mostrar registro completo
A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ON-LINE EM UM CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
interação
educação a distância
aprendizagem on-line
qualificação profissional em saúde
interaction
distance learning
on-line learning
professional qualification in health
Título alternativo
The on-line learning experience in a course on professional qualification in healthAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação em Saúde. Rio de Janeiro,RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro,RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Rio de Janeiro,RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro,RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Rio de Janeiro,RJ, Brasil
Resumo
Este artigo analisa as percepções a atitudes dos tutores e alunos nos processos de aprendizagem em um curso de atualização profissional on-line. Para tal realizaram-se entrevistas com dez alunos e três tutores desse curso mediante a utilização de roteiros semiestruturados que abrangiam os seguintes aspectos: ingresso no curso, tecnologias, conteúdos, atividades de avaliação, tutoria; mediação e expectativas quanto ao curso. Os roteiros foram organizados em tópicos que possibilitassem identificar as condições estruturais para o uso das ferramentas disponíveis no ambiente virtual, os tipos de interação, apreensão de conteúdos, bem como as expectativas dos participantes com relação aos objetivos propostos pelo curso. Os relatos dos entrevistados apontam questões importantes a serem consideradas na concepção e gestão de cursos on-line, tais como a necessidade de readequação periódica da proposta pedagógica do curso para atender as demandas dos alunos e tutores quanto à organização e atualização dos conteúdos, os meios de acesso ao material e a implementação de atividades avaliativas compatíveis com a experiência de trabalho
Resumo em Inglês
This article examines the perceptions regarding tutor and student attitudes in the learning processes during an on-line professional refresher course. In the study, interviews were carried out among ten students and three tutors of the course by means of semi-structured roadmaps that covered the following aspects: admission to the course, technologies, content, assessment activities, mentoring, mediation, and expectations about the course. The roadmaps were organized into topics that would enable the identification of the structural conditions for the use of the tools that were available in the virtual environment, the types of interaction, the understanding of the content, as well as participants' expectations with respect to the objectives proposed by the course. The interviewees' reports point to important questions to be considered when designing and managing on-line courses, such as the need for periodic adjustments of the course's educational proposal in order to meet the demands of both students and tutors with regard not only to how the content is organized but also to updating it, the means through which the material can be accessed, and the implementation of assessment activities that are consistent with work experience
Palavras-chave
ambiente virtual de aprendizadointeração
educação a distância
aprendizagem on-line
qualificação profissional em saúde
Palavras-chave em inglês
virtual learning environmentinteraction
distance learning
on-line learning
professional qualification in health
Compartilhar