Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/21133
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
09 Indústria, inovação e infraestruturaMetadata
Mostrar registro completo
INOVAÇÃO NA FIOCRUZ: PROJETO PROFITO, UM ESTUDO DE CASO
Brito, Lavínia de Carvalho | Data do documento:
2017
Autor(es)
Afiliação
Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Instituto de Biologia. Departamento de Biofísica e Biometria. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Laboratório de Produtos Naturais 3. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O presente trabalho é um estudo de caso do projeto Profito, que se iniciou em 2006, vinculada ao Laboratório da Biodiversidade (PAF/NGBS/Fiocruz) em parceria com o Instituto Três Rios (UFRRJ) e os agricultores do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), destacando a importância deste como um exemplo prático de inovação. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, que teve como base a coleta de informações, a partir de uma revisão bibliográfica não exaustiva de 2006 a 2015. O Profito envolveu a capacitação dos agricultores sobre formas de plantio, informações técnicas e certificação dos produtos, de acordo com as demandas de mercado. Promoveu ainda alterações profundas no modus-vivendi dos agricultores, com a inserção destes em uma rede sociotécnica, que gerou transformações irreversíveis em termos de cooperação e articulação dos mesmos em associações, fóruns e conselhos. O projeto original continua se desdobrando em subprojetos até os dias atuais. Assim, o projeto Profito é um exemplo de como esta metodologia pode ser um dos caminhos para o desenvolvimento brasileiro, viabilizando novas condições dos pontos de vista social, político ou econômico.
Resumo em Inglês
This paper is a case study of Profito Project, created in 2006 by the Laboratório da Biodiversidade (PAF/NGBS/Fiocruz) in partnership with the Instituto Três Rios (UFRRJ) and farmers of Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), highlighting the importance of this as a practical example of innovation. It was used a qualitative methodology, conducted through a not exhaustive literature review from 2006 to 2015. The Profito involved the farmers on capacitation courses of planting, technical information and product certification, in according to market demands. Also promoted profound changes in the way of life of these, with their inclusion in a socio-technical network, which generated irreversible transformations in cooperation and coordination of these associations, forums and advice. The original project is still unfolding in subprojects until today. So Profito project is a example of how this approach can be one of the ways for Brazilian development, enabling new conditions from the social, political or economic viewpoint.
Compartilhar