Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20762
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
INSUMOS, ARTE E LAÇO SOCIAL NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS EM REDUÇÃO DE DANOS
Machado, Keronlay da Silva | Data do documento:
2017
Autor(es)
Orientador
Coorientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
O conceito de Redução de Danos ocupa um lugar central no contexto atual da discussão sobre drogas. Diante das transformações socioculturais ocorridas no campo das drogas no final do século XX no Brasil, com destaque para a redução do consumo da cocaína injetável e para a incidência do consumo de crack, os profissionais da Redução de Danos questionam-se sobre a natureza dos insumos em suas práticas. Este trabalho propõe-se a discutir o lugar da arte e da cultura no contexto das práticas em Redução de Danos na contemporaneidade. Especificamente, identifica e caracteriza as atividades desenvolvidas pelo Ponto de Cultura do Centro de Convivência É de Lei, localizado em São Paulo (SP), que apresentam interface entre a arte, a cultura e a Redução de Danos; investiga as relações entre experiência estética, arte, cultura, insumos e Redução de Danos na produção de laço social; caracteriza o insumo em Redução de Danos como algo que propicia o vínculo entre o usuário de droga e quem o oferta. Atribui-se a este vínculo a capacidade de provocar um deslocamento do sujeito da relação solitária estabelecida com a substância, a qual lhe proporciona satisfação corporal fugaz, em favor dos laços sociais que lhe possibilitam exercer sua condição de sujeito singular na cultura. Conclui-se que a experiência estética nos campos da arte e da cultura utilizada como insumo em Redução de Danos possibilita o estabelecimento de novos laços sociais.
Resumo em Inglês
The concept of Harm Reduction plays a central role in the current context of the drug discus-sion. In view of the socio-cultural transformations that occurred in the field of drugs at the end of the 20th century in Brazil, with emphasis on the reduction of injecting cocaine use and the incidence of crack use, Harm Reduction professionals question the nature of the inputs In their practices. This paper proposes to discuss the place of art and culture in the context of Harm Reduction practices in contemporary times. Specifically, it identifies and characterizes the activities developed by the Culture Point of the É de Lei Coexistence Center, located in São Paulo (SP), which present an interface between art, culture and Harm Reduction. It inves-tigates the relationships between aesthetic experience, art, culture, inputs and Harm Reduction in the production of social ties. It characterizes the input in Harm Reduction as something that facilitates the establishment of a link between the drug user and who the offer. He attributes to this bond the capacity to provoke a displacement of the subject from the solitary relation es-tablished with the substance, which provides him with fleeting corporal satisfaction, in favor of the social ties that enable him to exercise his condition of singular subject in the culture. It concludes that the aesthetic experience in the fields of art and culture used as input in Harm Reduction allows the establishment of new social bonds.
Compartilhar