Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20640
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidade10 Redução das desigualdades
11 Cidades e comunidades sustentáveis
Collections
Metadata
Show full item record
CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ANTÔNIO CARLOS DO ASSENTAMENTO MARGARIDA ALVES
Pedagogia do Movimento
Educação do Campo
Reforma Agrária Popular
Lima, Matilde de Oliveira de Araujo | Date Issued:
2016
Alternative title
Contribution to the construction of the political pedagogical project of the School of Antonio Carlos Margarida Alves settlementAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O trabalho é resultado da pesquisa que teve como objeto o processo de construção do
Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Antônio Carlos do Assentamento Margarida
Alves. Conquistado nos anos de 1980 pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraMST, o assentamento localiza-se no município de Nova União em Rondônia, situado na
Amazônia brasileira. Tendo por motivação principal o fortalecimento da Escola perante o
poder público municipal e, por consequência, o fortalecimento do próprio Assentamento, este
trabalho procedeu a uma investigação sobre as principais questões que emergiram em um
espaço próprio de estudo e trabalho criado pela comunidade escolar com a finalidade de
organizar o processo de redação do PPP – um grupo de trabalho de 30 pessoas (GT) – bem
como a forma com que o referencial teórico de educação assumido pelos Movimentos Sociais
do Campo, e em especial pelo MST, foi recepcionado pelos membros deste GT. A pesquisa
assumiu como metodologia a pesquisa-ação-militante e como referencial teórico o
materialismo histórico-dialético. No campo da educação, e em afinidade com o referencial
adotado, trabalhamos com três categorias estruturantes desta pesquisa: o vínculo trabalhoeducação, auto-organização e atualização, extraídas do arcabouço teórico-prático produzido
pela luta da classe trabalhadora e assumida pela luta dos povos do campo, como a Pedagogia
do Movimento, a Reforma Agrária Popular, a Educação do Campo e o campo teórico da
saúde e ambiente. Confrontado com o processo, nosso estudo confirmou que para se construir
coerentemente o PPP de uma escola é fundamental disposição para percorrer uma longa
caminhada, uma vez que se trata de um processo de luta política e não de uma ação pontual.
Como conclusão, a pesquisa apontou para a necessidade de se construir processos que vão
além da elaboração do Projeto Pedagógico, como a intervenção no nível da própria
estruturação curricular – a exemplo da introdução do ensino de cooperativismo e agroecologia
– a co-responsabilização dos educadores na produção de material didático; a participação
efetiva dos diferentes segmentos da comunidade nos processos de construção da escola; a
garantia de processos de formação capazes de levar os sujeitos à apreensão de uma visão mais
unitária do mundo. Trata-se de construir uma escola que se desafie a ir além dos seus muros e
da lógica do capital, assumindo a perspectiva e os anseios da classe trabalhadora.
Abstract
The present work is the output of a research that has had as an object the construction
of the Political-Pedagogic Project-PPP of Antonio Carlos school, in the Margarida Alves
settlement. This settlement, located in Nova União (Rondônia State, Brazilian amazon) was
conquered by the Rural Workers without land movement (MST, in Portuguese) during the
1980’s. motivated by the need to strengthen the school face the local public power and, by
consequence, the settlement, this work has proceeded to an investigation on the main issues
that emerged in a space of study and work created by the scholar community with the goal to
organize the making of the PPP – a work group of 30 people – through the educational
theoretical references assumed by the rural social movements, specially the MST, were
received by the members of the work group. The work has used the action-militant-research
as a method and the historical-dialectic materialism as a theoretical reference. In the field of
education, and in relation to the theoretical references adopted, we work with three structuring
categories: the work-education connection, self-organization and actualization, all of them
extracted from the theoretical and practical framework produced by worker class struggle and
assumed by the peasants struggle, as the movements pedagogy, the popular agrarian reform,
the rural education and the theoretical field of health and environment. Confronted with the
process, our study has proved that in order to coherently construct a school’s PPP it is
necessary to walk a long path, since it is a political struggle process and not a punctual action.
As a result, the research has pointed out the need to construct processes that go beyond the
elaboration of a pedagogical project, such as the intervention in the level of the curricular
structuration itself – exemplified by the introduction of the cooperativism and agroecology
teaching -; the co-responsabilization of educators in the making of didactical material; the
effective participation of the communities many segments in the school’s construction
process; the guaranty of a formation process that takes the subjects to the apprehension of a
more unitary world view. It is about constructing a school that challenges itself to go beyond
its walls and the logics of the capital, assuming the perspective and the longings of the
workers class.
Keywords in Portuguese
Projeto Político PedagógicoPedagogia do Movimento
Educação do Campo
Reforma Agrária Popular
Share