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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE OS CONTEÚDOS DIVULGADOS NAS REVISTAS CIENTÍFICAS DE SAÚDE COLETIVA DE 1990 A 2015
Atenção Primária à Saúde
Promoção da Saúde
Estratégia Saúde da Família
Publicações Científicas e Técnicas
Brasil
Reis, Milena Junqueira | Data do documento:
2016
Título alternativo
Health Education in Primary Health Care in Brazil: a look at the contents published in the scientific journals of collective health from 1990 to 2015Autor(es)
Orientador
Coorientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Esse estudo tem como objeto a produção divulgada em revistas científicas de Saúde
Coletiva sobre educação em saúde na Atenção Primária à Saúde no Brasil, no período de 1990
a 2015. Tendo como fonte de dados artigos científicos disponíveis na base de dados da
Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), e utilizando análise de conteúdo, o estudo objetivou,
especificamente: caracterizar a produção segundo ano de publicação, instituição de vinculação
dos autores, região da instituição, revistas em que foram publicados, idioma e tipo de estudo
e, também descrever seu conteúdo, identificando elementos relativos às concepções e práticas
de educação em saúde. O resultado do estudo apontou que a região sudeste se destacou no
número de publicações. Com relação às revistas, o destaque foi para a revista de APS –
Atenção Primária à Saúde. Os artigos empíricos lideraram as publicações e, dentre estes, os
artigos com abordagem qualitativa foram maioria. Com a descrição do conteúdo foi possível
observar que 17% dos trabalhos não definem o termo “educação em saúde”, e nestes, está
implícito que o objetivo das práticas educativas em saúde é a mudança de comportamentos,
através de transmissão vertical de informação. Entre os artigos que definem o termo educação
em saúde, a crítica à visão tradicional de construção do conhecimento está presente, assim
como conceitos e teorias de base freireana. Porém, os resultados obtidos nestes trabalhos
mostraram que elementos da pedagogia tradicional e a influência do modelo biomédico ainda
persistem. A maioria dos artigos (60%) considerou e discutiu o tema contexto, que é de
grande relevância para os autores do campo da educação utilizados no referencial deste
trabalho. O tema participação social foi discutido em apenas 43% dos artigos, o que sugere
que as atividades educativas em saúde não são percebidas como um espaço de fomento à
articulação da comunidade. A Promoção da Saúde apareceu em 80% dos artigos, o que mostra
sua grande influência neste campo estudado, sendo que autores colocaram a educação em
saúde como estratégia para implantação desta proposta nos serviços. Os limites para
realização de atividades de educação em saúde estão presentes em 73% dos trabalhos
analisados. Dentre estes, estão as dificuldades relacionadas à infraestrutura física das
unidades, disponibilidade de materiais para realização das atividades, dinâmica de trabalho e
formação acadêmica dos profissionais. Este é um resultado importante, que aponta a
necessidade de discussão dos problemas encontrados para aprimoramento das práticas dos
profissionais neste campo.
Resumo em Inglês
The present study has as its objective the releases about Health Education in the
Primary Health Care in Brazil, published between 1990 and 2015 in scientific journals of
Public Health. The main source were scientific articles available in the database of Biblioteca
Virtual de Saúde – BVS (Online Health Library) and through content analysis this study has as
its specific target: distinguish the articles based on their year of release, the author’s linking
institutions and the institution regions, the journals where they were published, their language
and kind of study and, beyond that, describe their content focused on elements which might
show the conceptions and practices in health education. As a result, we were able to find out
that the Southeast Region stood out by its number of articles. Regarding the journals, we
might mention Atenção Primária à Saúde – APS (Primary Health Care). Empirical articles
lead the publications and, among them, those with a qualitative approach are the majority.
Analyzing the content of the articles, we were able to see that 17% of them do not define the
term “health education”. It is implicit on them that the educative practices in health aims the
behavior changing through the vertical transmission of information. Among those articles
which define the term health education, we find many criticisms regarding the traditional
pattern of education, as well as concepts and theories based on Freire’ studies. However, the
results of these researches have shown how persistent are the elements of traditional pedagogy
as well as the influence of the biomedical pattern. The majority of the articles (60%)
considered and discussed the context, which is very relevant for the authors in the education
field considered as references for this study. The social participation was poorly discussed –
only 43% of the articles – which may suggest that the health educational activities have no
promotion room inside the community. Health promotion is present in 80% of the articles,
showing its great influence on this field and meaning that the authors used health education as
a strategy of implantation of its proposal in the services. The imposed limits when it comes to
heath education activities are present in 73% of the articles. Among them we may mention the
unities’ deficiency in infrastructure, availability of materials to carry out the activities, work
dynamics and academic training of professionals. This is a very important result that points to
the necessity to discuss these problems in order to improve the skills of the professionals in
this field.
DeCS
Educação em SaúdeAtenção Primária à Saúde
Promoção da Saúde
Estratégia Saúde da Família
Publicações Científicas e Técnicas
Brasil
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