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- ENSP - Artigos de Periódicos [2363]
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PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ÂMBITO DA ESCOLA DE GOVERNO EM SAÚDE DA ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA
Educação de Pós-Graduação
Tecnologia Educacional
Pessoal de Saúde
Saúde Pública
Graduate Education
Educational Technology
Health Personell
Public Health
Educação de Pós-Graduação
Tecnologia Educacional
Pessoal de Saúde
Saúde Pública
Buss, Paulo Marchiori | Data do documento:
1999
Título alternativo
Health promotion and health education at the School of Governance in Health, National School of Public Health, BrazilAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
As escolas de saúde pública devem definir seus programas de ensino, pesquisa e cooperação técnica em função dos contextos epidemiológico, epistemológico e dos serviços de saúde, que são profundamente condicionados pelo contexto sócio-econômico do país. No Brasil, a transição demográfico-epidemiológica caracteriza-se pela prevalência cada vez mais elevada de doenças e fatores de risco relacionados com os estilos de vida, o que exige uma profunda transformação do modelo assistencial, com a maior oferta de serviços e ações preventivas e de promoção da saúde baseadas em evidências, o que inclui iniciativas inovadoras de informação, educação e comunicação. Esse artigo aborda a experiência recente da Escola Nacional de Saúde Pública, que vem somando à sua longa tradição acadêmica a reorientação estratégia denominada Escola de Governo em Saúde, que inclui a educação à distância como uma de suas principais opções pedagógicas. Face ao quadro sócio-sanitário vigente, conclui-se que adquire enorme importância a capacitação de profissionais e a pesquisa e desenvolvimento tecnológico nos campos da promoção e educação em saúde no âmbito da Escola de Governo em Saúde da ENSP.
Resumo em Inglês
Schools of public health should define their teaching, research, and technical cooperative programs on the basis of epidemiological, epistemological, and health care parameters, which are heavily affected by the socioeconomic context of their countries. Brazil's demographic and epidemiological transition has been characterized by an increasing prevalence of diseases and risk factors associated with life styles, thus requiring an extensive and in-depth change in the country's health care model, with a greater supply of evidence-based services and preventive and health promotion measures, including new initiatives in information, education, and communications. This article approaches the recent experience at the Brazilian National School of Public Health, which has added to its long-standing academic tradition with a strategic reorientation known as the School of Governance in Health, including distance education as one of its main teaching options. Given Brazil's prevailing social and health situation, we conclude by highlighting the importance of training health professionals and promoting research and technological development in the fields of health promotion and education within the context of the School of Governance in Health at the National School of Public Health.
Palavras-chave
Educação em SaúdeEducação de Pós-Graduação
Tecnologia Educacional
Pessoal de Saúde
Saúde Pública
Palavras-chave em inglês
Health EducationGraduate Education
Educational Technology
Health Personell
Public Health
DeCS
Educação em SaúdeEducação de Pós-Graduação
Tecnologia Educacional
Pessoal de Saúde
Saúde Pública
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