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PeriódicoDireito Autoral
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RADIS: COMUNICAÇÃO E SAÚDE, NÚMERO 151, ABRIL
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca | Data do documento:
2015
Instituição responsável
Resumo
O texto destaca a falta de priorização da educação no Brasil, tanto por parte da sociedade quanto dos governos em diferentes níveis. Mesmo quando há propostas participativas ou políticas alinhadas com as deliberações sociais, a sociedade enfrenta dificuldades em se envolver e pressionar por políticas públicas que garantam o direito à educação pública e de qualidade para todos. O autor argumenta que a ilusão de prosperidade persiste, apesar de condições precárias, salários baixos para professores e acesso limitado à educação pública de qualidade. A falta de compromisso e investimento por parte dos governos municipais, estaduais e federais é destacada, com críticas à contradição entre o lema de "pátria educadora" e as políticas econômicas que limitam os recursos necessários para transformar a realidade educacional. A reportagem foca na 2ª Conferência Nacional de Educação e no Plano Nacional de Educação (PNE), apontando a necessidade de mobilização social, recursos e comprometimento para alcançar as metas estabelecidas. O texto também aborda brevemente questões relacionadas à saúde, como a mercantilização do setor e a discriminação contra pessoas com HIV e aids. Além disso, menciona problemas no sistema de planos de saúde, concentração de terras e mudanças nas regras de demarcação de terras indígenas. No final, questiona quem está verdadeiramente comprometido em colocar o Plano Nacional de Educação em prática.
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