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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19788
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DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
01 Erradicação da pobreza03 Saúde e Bem-Estar
04 Educação de qualidade
08 Trabalho decente e crescimento econômico
10 Redução das desigualdades
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ELABORAÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO PARA QUALIFICAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM VIGILÂNCIA À SAÚDE DO TRABALHADOR: A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA COM OS PRÓPRIOS SUJEITOS
Atenção Primária à Saúde
Educação Continuada
Agentes Comunitários de Saúde
Educação em Saúde
Sistema Único de Saúde
Coelho, Jamilly Gusmão | Data do documento:
2016
Título alternativo
Elaboration of a pedagogical project for Community Health Agents qualification on Workers Health Surveillance: the shared construction with its own co-workersAutor(es)
Orientador
Coorientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O presente estudo busca a elaboração de um projeto pedagógico de capacitação para os Agentes
Comunitários de Saúde (ACS) em Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) a partir da
percepção dos próprios sujeitos. Desenvolvida no município de Vitória da Conquista-BA, a
pesquisa é de natureza qualitativa ancorada no referencial teórico da pesquisa-ação. A primeira
etapa dos resultados descreve a participação dos enfermeiros na pesquisa apresentando sua
percepção a respeito da capacitação dos ACS em Visat e, a segunda etapa descreve a participação
dos ACS, expondo sua percepção quanto às diversas ações de Saúde do Trabalhador e quanto à
elaboração da proposta pedagógica. Os resultados da primeira etapa demonstraram que, embora
os enfermeiros reconheçam que as ações de Saúde do Trabalhador fazem parte do rol de
atribuições da Atenção Básica, eles não desenvolvem essas ações em sua rotina de trabalho na
mesma proporção. Os enfermeiros concordaram que as ações de Saúde do Trabalhador devem ser
desenvolvidas pelos ACS e evidenciaram interesse em apoiar os agentes desde que se construa
uma capacitação fundamentada sobre os moldes da educação permanente e que, além de envolver
os ACS, inclua-os no processo educativo. Constatou-se, também, que os ACS desenvolvem
algumas ações de cuidado à saúde dos trabalhadores, entretanto, não possuem preparação prévia
para lidar com as questões relacionadas à Visat, sendo referido por eles, unanimemente, a
necessidade de capacitação nesta área. Os ACS elencaram conteúdos, metodologia e material
didático para a construção da proposta pedagógica, expressando o desejo de participar de um
processo educativo que ultrapasse as barreiras da capacitação e se constitua num legítimo
processo de educação permanente. Portanto, a proposta pedagógica de qualificação dos ACS em
Visat foi construída a partir da percepção dos próprios sujeitos, resultando num processo de
valorização destes profissionais.
Resumo em Inglês
The present study aims to elaborate a pedagogical project of Community Agents of Health
qualification on Worker‟s Health Surveillance co-workers own perceptions. Developed in the city
of Vitória da Conquista – BA, the research has a qualitative nature anchored on theorical
references from action-research. The first step of the results describes the participation of nurses
in the research presenting their perception regarding the training of ACS in Visat and the second
step describes the participation of ACS, exposing their perception of the various Worker‟s Health
actions and on the development of pedagogical proposal. The results of the first stage showed
that although nurses recognize the Worker‟s Health actions are on the list of duties of Primary
Heatlh Care, they do not develop these actions in their routine work in the same proportion. The
nurses agree that workers' health actions should be developed by ACS and showed interest in
supporting the agents provided they build a training based on the patterns of permanent education
and, in addition to involving the ACS, include them in the educational process. It is found also
the ACS develop some care actions to the health of workers, however doesn‟t have a previous
preparation to deal with issues related to Visat, been referred by them, unanimously, the need of
training in the area. The ACS listed contents, methodology and didactic materials for the
pedagogical proposal construction, expressing the desire of participate of a educative process
which transcends the trainings boundaries and in constitutes a legitimate process on permanent
education. Therefore, the pedagogic proposal of qualification of the ACS in Visat was
constructed essentially by the perception of themselves, resulting in a valorization process for
these professionals.
DeCS
Vigilância em Saúde do TrabalhadorAtenção Primária à Saúde
Educação Continuada
Agentes Comunitários de Saúde
Educação em Saúde
Sistema Único de Saúde
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