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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19427
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidade08 Trabalho decente e crescimento econômico
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POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: A CONCEPÇÃO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE DE SABÓIA - SOBRAL/CE NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM
Educação Profissionalizante
Educação em Enfermagem
Trabalho
Dias, Fernando Antonio Cavalcante | Data do documento:
2016
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
Esta pesquisa visou analisar a existência (ou não) de evidências que apontem para uma perspectiva de uma educação emancipatória nos Cursos Técnicos em Enfermagem no interior da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde Sabóia - EFSFVS, em Sobral, Ceará. Tem como categorias teóricas Trabalho, Educação e Emancipação. Trata-se de estudo orientado pelos princípios da abordagem qualitativa do tipo explicativo, desenvolvido de setembro de 2014 a julho de 2016. Pela natureza histórica do objeto, as fontes de dados foram documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas realizadas com participantes estratégicos. A análise foi referenciada pelo método e técnica de análise de conteúdo. Pesquisa conduzida em conformidade com a Resolução 466/2012 do CNS/MS. Aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola Politécnica Joaquim Venâncio sob o parecer nº 1.474.516. Estruturada em três capítulos. O primeiro versa sobre a intrínseca relação entre a formação técnica e o mundo do trabalho em diálogo com os escritos de Saviani, Frigotto, Ferretti e Ramos. O segundo capítulo adentra na historicidade da EFSFVS no contexto da educação profissional, no período de 1997-2015. Analisa os recortes temporais da idealização (1997-2001), da estruturação (2001-2006), da institucionalização e consolidação como Escola Técnica do SUS (2007-2015) seguidos da reflexão sobre as diferenças e aproximações dos referenciais pedagógicos (educação popular, educação permanente e educação por competência). No terceiro capítulo é tensionado a (in)existência de uma educação emancipatória na formação técnica em enfermagem na EFSFVS. Descreve o itinerário do Curso Técnico em Enfermagem e os processos de mudanças curriculares discute a integração curricular e a metodologia da problematização reflete sobre a contribuição da articulação do currículo com contextos históricos do trabalho e os princípios da reforma sanitária para o processo de emancipação e finaliza apresentando o desafio do alinhamento do processo formativo do Curso Técnico em Enfermagem com a práxis educacional emancipatória que orienta a EFSFVS. Conclui que a formação técnica em enfermagem apresenta contradições típicas dos movimentos de mudanças de educação não-crítica para uma educação intencionada a ser emancipatória.
Resumo em Inglês
This study aimed to analyze the existence (or not) of evidence that point to the prospect of emancipatory education in Technical Courses in Nursing within the Family Health Training School Visconde Sabóia - EFSFVS in Sobral, Ceará. It has Work, Education and Emancipation as theoretical categories. This study is guided by the principles of qualitative approach of explanatory type, conducted from September 2014 to July 2016. Through the historic nature of the object, the data sources were institutional documents and semi-structured interviews with key participants. The analysis was referenced by the method and technique of content analysis. The study was conducted in accordance with CNS/MS Resolution 466/2012. It was approved by the Research Ethics Committee at the Polytechnic School Joaquim Venâncio and registered under 1,474,516. It is divided into three chapters. The first deals with the intrinsic relationship between technical education and the world of work in dialogue with the writings of Saviani, Frigotto, Ferretti and Ramos. The second chapter enters the historicity of EFSFVS in the context of vocational education in the 1997 to 2015 period. It analyzes the temporal clippings of idealization (1997-2001), structuring (2001-2006), and institutionalization and consolidation as a Technical School for the Unified Health System (2007-2015), followed by reflection on the differences and approaches of the pedagogical framework (popular education, permanent education and education for competence). The third chapter is based on the (in-) existence of an emancipatory education in technical training in nursing in EFSFVS. It describes the itinerary of the Technical Course in Nursing and curriculum change processes, it discusses curriculum integration and the methodology of problematization, it reflects on joint curriculum contribution with the historical contexts of work and the principles of the health reform for the emancipation process, and it finalizes by presenting the challenge of aligning the training process of the Technical Course in Nursing with the emancipatory educational praxis that guides EFSFVS. It is concluded that technical training in nursing presents the typical contradictions of the movement of non-critical education changes for an education that is intended to be emancipatory.
DeCS
Educação Profissional em Saúde PúblicaEducação Profissionalizante
Educação em Enfermagem
Trabalho
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