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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19413
ESTUDO DA (I)MOBILIDADE OCUPACIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ
Credenciamento
Mobilidade Ocupacional
Educação em Enfermagem
Silva, Patricia Elizabeth da | Date Issued:
2016
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
Esse estudo aborda a mobilidade ocupacional dos egressos do Curso Técnico em Enfermagem da Escola de Saúde Pública do Ceará, da macrorregião de saúde Fortaleza, do período de 2002 a 2012. Seu objetivo foi descrever o perfil pessoal e familiar desses egressos, assim como suas atuais situações trabalhistas no mercado de trabalho. Tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, realizada com 63 egressos de sete municípios polo da macrorregião de saúde Fortaleza. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário que visou identificar o perfil pessoal, familiar e profissional dos egressos, e verificar a ocorrência de mobilidade ocupacional. Os resultados evidenciaram que para a maioria dos egressos, a mobilidade ocupacional ascendente, de forma regularizada, não aconteceu. A maioria permanece contratada como auxiliar de enfermagem, e está satisfeita com a atividade profissional desenvolvida atualmente. A vinculação trabalhista prevalente é a de funcionário público concursado, sem plano de cargos e carreiras que possibilite a mudança de categoria. Os relatos dos egressos apontaram que o maior benefício da qualificação profissional, através da formação técnica, foi a aquisição de conhecimentos na área da enfermagem, e que a mesma não resultou em valorização profissional para os trabalhadores. Concluiu-se que a ênfase na qualificação dos trabalhadores do nível médio da enfermagem precisa ser acompanhada por iniciativas que contribuam para a ascensão profissional desses trabalhadores, com a ampliação da oferta de vagas para técnico de enfermagem nos municípios, e contratação legalizada para essa categoria.
Abstract
This study addresses the occupational mobility of technicians of the Technical Course in Nursing at the School of Public Health of Ceará, of Fortaleza health macro-region, from 2002 to 2012. Their goal was to describe the personal and family profile of these technicians, as well as their current labor situation in the labor market. It was a quantitative and qualitative research conducted with 63 technicians from seven pole cities of Fortaleza health macro-region. In order to collect the data, a questionnaire with the aim to identify the technicians’ personal, familiar and professional profile and check the occurrence of occupational mobility, was applied. The results showed that for the majority of the technicians, the upward occupational mobility in a regularized way did not happen. Most of them remains employed as nursing assistant, and is satisfied with its current professional activity. The prevailing labor linkage is as public worker, with no career plan which allows their category change. The reports of the technicians indicated that the greatest benefit of professional improvement through technical training was the acquisition of knowledge in nursing, and that such training did not result in professional development, itself, for them. It was concluded that the emphasis in the medium-level nursing workers training must be accompanied by initiatives that contribute to their professional growth, with the expansion of regularized job vacancies for nursing technicians.
DeCS
Educação Profissional em Saúde PúblicaCredenciamento
Mobilidade Ocupacional
Educação em Enfermagem
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