Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19306
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- ENSP - Artigos de Periódicos [2348]
Metadata
Mostrar registro completo
A NARRATIVA DA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE
Título alternativo
Practice reports as a strategy for knowledge construction in health professional graduation coursesAutor(es)
Afiliação
Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil
Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil
Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil
Resumo
O artigo apresenta algumas possibilidades de utilização de narrativas da prática como estratégia de construção do conhecimento na formação de profissionais de saúde, tendo como base a experiência de um grupo de professores (tutores) do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO Teresópolis, RJ). O núcleo da discussão é a relação entre aprendizagem e experiência, a partir das reflexões
de John Dewey e David Ausubel. Entre os temas discutidos, destacam-se a valorização da experiência prévia dos estudantes, o trabalho em cenários
de prática e a ideia de aprendizagem significativa.
Resumo em Inglês
This article presents some possibilities for use of practice reports, as a strategy for knowledge construction on health professionals' formation. It was developed based on a group of teachers (tutors) experiences on the Nursing Graduation Course of UNIFESO (Teresópolis, RJ). The discussion focus is the relation between learning and experience, based on John Dewey and David Ausubel reflections. Among the discussed subjects, we highlighted the valorization of previous experiences brought by students, the work on spaces of professional practice and the concept of meaningful learning.
Compartilhar