Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19001
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- IOC - Artigos de Periódicos [12747]
Metadata
Mostrar registro completo
A NECESSIDADE DE INSERÇÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO SEXUAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de seleção sexual de Darwin e discutir a importância de sua inserção nos livros didáticos do Ensino Médio. Foram analisados os livros que fazem parte da lista sugerida pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Os resultados indicam que esse conceito é apresentado em menos de 50% das obras sugeridas pelo PNLEM e que é caracterizado como um tipo de seleção natural. Sugerimos que é necessária a diferenciação de tais conceitos com o objetivo de promover um ensino mais eficaz dos mesmos, o que poderá facilitar a compreensão da Teoria Evolutiva de forma mais ampla e do conceito de seleção natural de forma mais específica
Resumo em Inglês
The present paper has as an objective presenting the sexual selection theory of Darwin and discuss the importance of its insertion in highschool textbooks. Textbooks analised are part of the list suggested by the Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. The results indicate that this concept is present in less than 50% of the textbooks suggested by the PNLEM, and it is characterized as a subtype of natural selection. We suggest that it is necessary the diferentiation of each concept with the objective of promoting a more efficient teaching method for them, which could facilitate the comprehension of the Evolutive Theory in a broader way, and the comprehension of natural selection in a specific way
Compartilhar