Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18672
Tipo
Trabajos presentados en eventosDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
SAÚDE, CIDADE E CIDADANIA POR MEIO DE PROCESSO DE EDUCAÇÃO SOCIOESPACIAL COM ESTUDANTES RESIDENTES EM ASSENTAMENTOS POPULARES
educação socioespacial
assentamentos populares,
tecnologia social
almanaque
Socio-spatial Education
Popular Settlements
Social Technology
Almanac
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Campus Fiocruz da Mata Atlântica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Campus Fiocruz da Mata Atlântica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Campus Fiocruz da Mata Atlântica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Campus Fiocruz da Mata Atlântica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Campus Fiocruz da Mata Atlântica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Aborda-se, neste texto, o processo de implementação
do projeto “Promoção da Saúde sob a perspectiva da
habitação e do hábitat”, que desenvolveu proposta de oficinas
de educação socioespacial com jovens de escolas públicas
municipais, residentes em assentamentos populares da cidade
do Rio de Janeiro. Fundamentado no conceito ampliado de
saúde que expressa relações indissociáveis com as questões
da habitação e do hábitat, o projeto desenvolveu-se por meio
de ações educativas capazes de sensibilizar os participantes
a respeito da urbanização e da configuração espacial da
cidade, bem como das condições de habitabilidade e suas
implicações com a saúde. Considerou-se que tais ações
deveriam representar uma possibilidade concreta de se atuar
na Promoção da Saúde, no sentido de abarcar as condições
necessárias para assegurar a qualidade de vida. Respaldou-se
em subsídios da Educação Popular, que valoriza o processo
coletivo numa relação dialógica por meio da problematização
de concepções de lugar, memória, do direito à moradia, à
cidade e à cidadania. Refletiu-se sobre a proposta de oficinas
de Educação Socioespacial, concebidas como processo
educativo emancipatório e envolvendo o reconhecimento do
espaço vivido e a escuta cuidadosa dos “praticantes ordinários
da cidade” (CERTEAU, 1994). Assim, valorizou-se o diálogo
no estudo da cidade e sua relação com a saúde, sob três
enfoques: espaço e história/memória; habitação saudável;
habitação sustentável. Analisou-se, ainda, a complexidade na
implementação das oficinas, o que suscitou o aprofundamento
da reflexão. A sistematização do conteúdo abordado nas
oficinas, incluindo os textos, jogos e ilustrações ali produzidos,
ganhou materialidade com a publicação do Almanaque “Saúde
e Cidade”. Considerado ‘tecnologia social’, o Almanaque teve
sua produção estimulada pela compreensão dos enfoques
adotados. A metodologia possibilitou a participação efetiva
dos alunos, por assegurar liberdade de expressão nas formas
de linguagem utilizadas.
Resumen en ingles
This study investigates the process of implementation of
the project “Health Promotion from the perspective of housing and
habitat.” It has developed a proposal for socio-spatial education
workshops with young people from municipal public schools, living
in popular settlements in the city of Rio de Janeiro. The project
was based on the expanded concept of health that expresses an
inseparable relationship with the issues of housing and habitat.
It was developed through educational actions that could sensitize
participants about urbanization and the spatial configuration of
the city, as well as the habitability conditions and their implications
for health. The project also considered that such actions should
represent a concrete possibility of working in Health Promotion, in
order to embrace the necessary conditions to ensure the quality of
life. It was supported by subsidies from a Project named Educação
Popular (Popular Education), which values the collective process in
a dialogical relationship through the problematization of notions
of place, memory, the right to housing, the city and citizenship.
We also pondered on the proposal of Socio-spatial Education
workshops, conceived as an emancipatory educational process
and involving the recognition of lived space and careful listening
of “ordinary practitioners of the city” (CERTEAU, 1994). Therefore,
the dialogue in the study of the city and its relation with health was
valued, under three focuses: space and history / memory; Healthy
housing; Sustainable housing. Furthermore, the project considered
the complexity in the implementation of the workshops, which
provided for further consideration on the subject. The material
result of the project was the publication of the “Health and City”
Almanac, through the systematization of the content addressed in
the workshops, with texts, games and illustrations. Regarded as
‘Social Technology’, the Almanac had its production stimulated by
the understanding of the approaches adopted. The methodology
enabled the effective participation of the students, by ensuring
freedom of expression in the forms of language used.
Palabras clave en portugues
Cidade e Saúdeeducação socioespacial
assentamentos populares,
tecnologia social
almanaque
Palabras clave en ingles
City and HealthSocio-spatial Education
Popular Settlements
Social Technology
Almanac
Compartir