Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18592
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
- COC - Artigos de Periódicos [1106]
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
DOS GABINETES DE GINECOLOGIA ÀS CAMPANHAS DE RASTREAMENTO: A TRAJETÓRIA DA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO NO BRASIL
Câncer cervical
Teste papanicolau
Programas de rastreamento
Brasil
Neoplasias do Colo do Útero/história
Teste de Papanicolaou/história
Programas de Rastreamento/história
Teixeira, Luiz Antonio da Silva | Fecha del documento:
2015
Titulo alternativo
From gynaecology offices to screening campaigns: a brief history of cervical cancer prevention in BrazilAfiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Estácio de Sá. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Discute os conhecimentos e as práticas médicas sobre o câncer de colo do útero no Brasil. Analisa a ampliação das preocupações médicas com a doença no início do século XX, o desenvolvimento das técnicas de prevenção, nos anos 1940, e o surgimento dos programas de screening na década de 1960. Argumenta que o desenvolvimento dos conhecimentos sobre o câncer de colo do útero se relacionou simultaneamente com as transformações no conhecimento médico, o desenvolvimento da noção de que a doença deve ser vista como problema de saúde pública, a ampliação das preocupações com a saúde da mulher e as transformações do sistema de saúde brasileiro. Conclui apontando algumas questões que ainda se mostram como entraves ao controle da doença.
Resumen en ingles
This paper discusses the knowledge and medical practices relating to cervical cancer in Brazil. It analyses the growing medical interest in the disease at the beginning of the twentieth century, the development of prevention techniques in the 1940s, and the emergence of screening programs in the 1960s. It argues that the development of knowledge on cervical cancer was related simultaneously to a number of factors: transformations in medical knowledge, the development of the idea that the disease should be treated as a public health problem, the increased concerns with women's health, and major changes to the Brazilian healthcare system. The article concludes by identifying a number of issues that are still proving to be obstacles to control of the disease.
Palabras clave en portugues
NeoplasiasCâncer cervical
Teste papanicolau
Programas de rastreamento
Brasil
DeCS
Neoplasias do Colo do Útero/prevenção & controleNeoplasias do Colo do Útero/história
Teste de Papanicolaou/história
Programas de Rastreamento/história
Compartir