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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18376
A EDUCAÇÃO EM VALORES E AS PRÁTICAS MORAIS NAS DISCIPLINASDE BIOÉTICA DE FACULDADES DE MEDICINA NO ESTADO DE SÃO PAULO
Neves Júnior, Waldemar Antônio das | Data do documento:
2016
Título alternativo
Education in values and moral practices in bioethics courses in medical colleges in the state of São PauloAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Apresente pesquisa analisou as práticas morais e os valores trabalhados como parte do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Bioética. Buscou-se ainda compreender qual a contribuição de tais práticas morais e de valores para auxiliar na formação moral na visão de alunos e professores dos cursos de graduação em Medicina. Para isso, foram investigadas cinco faculdades de Medicina no Estado de São Paulo, e na pesquisa de campo foram aplicados: aos estudantes, um total de 206 questionários fechados, e cinco grupos focais com a participação de 56 alunos; e foi realizado um total de nove entrevistas com os professores responsáveis pelas disciplinas de Bioética das faculdades que participam da pesquisa. Posteriormente, os questionários foram analisados quantitativamente, e as falas dos grupos focais e entrevistas, analisadas qualitativamente, utilizando o método da análise categorial de Bardin, sendo transcritas, analisadas e classificadas de acordo com as categorias encontradas. Através das respostas dos alunos, comprovou-se que as práticas morais podem influenciar para gerar boas discussões em sala de aula e estimular os estudantes: a aprender a respeitar, a ouvir o outro, a expor suas ideias, a dialogar, a tomar decisões e a ser crítico também no seu desenvolvimento moral. E que as práticas morais que mais mobilizaram e possibilitaram esse aprendizado moral foram: as práticas deliberativas, como discussão de filmes e/ou séries de TV, discussões de casos, roleplaying dramatização, discussões de debate e palestras, e, em uma menor proporção, a prática normativa, neste caso, aula expositiva, porém aula dialógica, em que tenham participação de sujeitos ativos. Verificou-se a importância em se discutir os valores em sala de aula, sendo considerados os mais importantes, segundo os alunos e professores: respeito, tolerância, empatia, liberdade e autonomia.
Deste modo, a disciplina de Bioética e as práticas morais, enquanto metodologia para a educação em valores, podem incrementar a maturidade moral dos estudantes de Medicina após um planejamento adequado à sua prática e vivência, através de uso estruturado e o devido conhecimento das finalidades dos métodos de suas técnicas, para que sejam alcançadas e desenvolvidas as capacidades de inteligência moral e a construção da personalidade moral dos alunos. Porém, são necessários mais estudos para o desenvolvimento de métodos de avaliação dessas práticas morais, além de evidenciar a validade de que estas podem mobilizar as capacidades e estruturas do raciocínio moral e formar agentes morais mais competentes.
Resumo em Inglês
This research analyzed the teaching-learning process between moral practices and the values used in the disciplines of Bioethics and how they can contribute to the moral education of students of undergraduate courses at Medical schools. For this, five medical schools were investigated in the State of São Paulo, and field research were applied: students, a total of 206 closed questionnaires and five focus groups with the participation of 56 students; and it was performed a total of nine interviews with teachers responsible for the disciplines of Bioethics of the colleges participating in the survey. Subsequently, the questionnaires were analyzed quantitatively, and the speeches of the focus groups and interviews, analyzed qualitatively using the method of categorical analysis of Bardin, being transcribed, analyzed and classified according to the categories found. Through the students responses it was proved that moral practices can influence to generate good discussions in the classroom and encourage students to learn to respect, listen to each other, share ideas, discuss, make decisions, and be critical in their moral development. And the moral practices that mobilized more and enabled this moral learning were deliberative practices, such as discussion of movies and/or TV series, case discussions, roleplaying, discussion on debates and lectures, and a smaller proportion was the legislative practice, in this case we can mention the lecture, but the dialogical class that have active participation and subjects. The importance of discussing the values in the classroom, and that the most important was found, according to the students and professors were: respect, tolerance, empathy, freedom and autonomy.
Therefore, the discipline of Bioethics and moral practices as a methodology for education in values can increase the moral maturity of Medical students after appropriate practice and experience of planning through structured use and proper knowledge of the purposes of the methods of their techniques, to be achieved and developed the capabilities of moral intelligence and the construction of the moral character of students. However, it is necessary more studies to the development of the methods of assessment of these moral practices and which highlights the validity of these, mobilizing the capacities and structures of moral reasoning and constitute more competent moral agents.
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