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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17856
O LUGAR DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA AUTOSSUFICIÊNCIA EM LEITE HUMANO NO DISTRITO FEDERAL
Produção de Sentidos Sociais
Práticas de Comunicação
Aleitamento Materno
Bancos de Leite Humano
Estatística & dados numéricos
Comunicação em Saúde
Aleitamento Materno
Bancos de Leite
Raupp, Roberta Monteiro | Data do documento:
2016
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Em que pese o fato de o Brasil ter a maior Rede de Bancos de Leite Humano do mundo (rBLH-BR), realizar investimentos, campanhas e ações de comunicação para a doação de leite humano, o país opera com déficit estimado, em termos médios, na ordem de 45%. Nesse contexto, emerge a Rede de Bancos de Leite Humano do Distrito Federal (rBLH-DF), sendo essa a única região geográfica do mundo a atingir padrão de autossuficiência em leite humano. Por ser uma pesquisa que se ergue no campo da Informação e Comunicação em Saúde, buscou-se conhecer as práticas de comunicação dos BLHs do DF ao longo de sua história, partindo da pergunta norteadora - \201CQual o lugar da comunicação no processo de construção da autossuficiência em leite humano na rBLH-DF? Utilizou-se como fontes primárias de informação os depoimentos de coordenadores de 15 BLHs. A opção metodológica ocorreu mediante análise de conteúdo, na modalidade temática, com entrevistas individuais semiestruturadas e pressupostos do modelo teórico-metodológico do Mercado Simbólico, aliado ao método qualitativo. Identificou-se 11 grupos temáticos e um conjunto de práticas específico a cada um deles, que foram assim agrupados: alcances e limites da prática de comunicação para a autossuficiência
Verificamos que a comunicação com as mães se configurou como o principal demarcador para a autossuficiência, mediante as seguintes práticas: visita do BLH ao Alojamento Conjunto, UCIN e UTI Neonatal (100%); atendimento especializado às doadoras e seus filhos (67%); eventos científicos e comemorativos (67%); contato telefônico com as mães e doadoras (60%); visita domiciliar às doadoras (60%); programas e grupos de apoio às mães e às doadoras (47%); materiais informativos (33%); visita das mães e doadoras às instalações do BLH e Maternidade (27%); palestras na comunidade (20%); atendimento com agenda aberta (20%); e pesquisas de satisfação com o cliente/usuário (7%). Uma característica da rBLH-DF é o trabalho em rede, sendo mencionada a parceria com outras equipes e com gestores por 87% dos entrevistados, e entre os BLHs por 73%. Observou-se também a comunicação com: Corpo de Bombeiros Militar (80%), Coordenação Distrital/SES-DF (67%); rBLH-BR (60%), Terceiro Setor (60%), Atenção Básica (47%), Mídia (40%); Postos de Coleta (20%); Administrações Regionais (7%)
Destacou-se a existência da produção, circulação e apropriação dos sentidos sociais, mediante: diálogo, inclusão, cuidado, acolhimento, leis, parcerias, conquistas de títulos e premiações. Localizou-se aspectos relacionados à universalidade, equidade e integralidade, princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde, que indicam na Comunicação e Saúde, o direito à comunicação, acesso aos meios, canais e espaços de fala e escuta, e medidas mais equânimes no cuidado. Os princípios organizativos \2013 descentralização, hierarquização e participação social \2013 também foram identificados, com mecanismos redistributivos de comunicação e acesso à informação. Esta pesquisa proporciona subsídios para o planejamento de práticas de comunicação, remetendo a um novo ponto de vista ao campo da saúde, com amplitude para a comunicação. Espera-se contribuir para a autossuficiência em leite humano em outros territórios, em consonância com as políticas públicas, corroborando com o compromisso da rBLH-BR em reduzir os índices de mortalidade infantil.
Resumo em Inglês
Despite the fact that Brazil has the highest Human Milk Banks Network World (rBLH-BR), make investments, campaigns and communication actions for the donation of human milk, the country operates with a deficit estimated on average, on the order of 45%. In this context, emerges the Human Milk Banks Network of the Federal District (rBLH-DF), the DF the only geographic region in the world to self-sufficiency standard to achieve in human milk. As a research stands in the field of Information and Communication in Health, sought to know the communication practices of the DF HMBs throughout its history, starting from the guiding question - "What is the place of communication in the process of building self-sufficiency in human milk in rBLH-DF? It was used as primary sources of information the testimonies of coordinators 15 HMBs. The methodological option was the semi-structured individual interviews, through content analysis, thematic modality, and assumptions of the theoretical and methodological model of the symbolic market, combined with the qualitative method. It identified 11 groups and a set of specific practices in each group, which were grouped as well: scope and limits of communication practice for self-sufficiency
We found that communication with mothers is configured as the primary path to self-sufficiency by the following practices: visit the HMB Rooming, NICU and Neonatal ICU (100%); specialized care to donors and their children (67%); scientific and anniversary celebrations (67%); telephone contact with mothers and donors (60%); home visits to donors (60%); programs and support groups for mothers and donors (47%); informational material (33%); visit mothers and donor to the facilities of HMB and Maternity (27%); lectures in the community (20%); compliance with open book (20%); and satisfaction surveys with the customer / user (7%). A feature of rBLH-DF is networking, and refers to partnership with other teams and managers by 87% of respondents, and among HMBs by 73%. There was also communication with: Fire Brigade (80%), District Coordination SES-DF (67%); rBLH-BR (60%), Third Sector (60%), primary care (47%), media (40%); Collection points (20%); Regional administrations (7%). He highlighted the existence of production, circulation and appropriation of social meanings by: dialogue, inclusion, care, laws, partnerships, titles and awards achievements
It was located aspects related to universality, equity and integrity, doctrinal principles of the Unified Health System, which indicate the Communication and Health, the right to communication, access to media, channels and spaces of speaking and listening, and more equitable measures in care. The organizational principles - decentralization, hierarchy and popular participation - were also identified, with redistributive mechanisms of communication and access to information. This research provides support for the planning of communication practices, referring to a new point of view to the health field, with scope for communication. Expected to contribute to self-sufficiency in human milk in other territories, in line with public policy, confirming the commitment of rBLH-BR in reducing infant mortality rates.
Palavras-chave
Informação e Comunicação em SaúdeProdução de Sentidos Sociais
Práticas de Comunicação
Aleitamento Materno
Bancos de Leite Humano
DeCS
PesquisaEstatística & dados numéricos
Comunicação em Saúde
Aleitamento Materno
Bancos de Leite
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