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ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
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A CULTURA COLABORATIVA E A CRIATIVIDADE DESTRUTIVA DA WEB 2.0: APLICATIVOS PARA O ENSINO DA MEDICINA
Título alternativo
Mashing, burning, mixing and the destructive creativity of Web 2.0: applications for medical educationAutor(es)
Afiliação
University of Plymouth. Faculty of Education. Plymouth, United Kingdom.
University of Plymouth. Faculty of Health & Social Work. Plymouth, United Kingdom.
University of Plymouth. Faculty of Health & Social Work. Plymouth, United Kingdom.
Resumo
Examinamos o recente crescimento do software1 interativo (Web 2.0), seu primeiro impacto no ensino, e apresentamos uma análise de algumas pesquisas, conduzidas nos últimos tempos, que avaliam suas aplicações pedagógicas. Salientamos a tendência dos estudantes a serem criativos e destrutivos ao utilizarem softwares interativos, particularmente wikis2, web logs (blogs3) e outros ambientes de rede baseados em textos. As atividades dos estudantes nesses ambientes de softwares interativos podem causar tensão e conflito, e as reações variam mas, em geral, os resultados têm sido positivos. Alguns exemplos do ensino da medicina são analisados, oferecendo ao leitor exemplos da utilização de softwares interativos que têm sido usados em contextos do ensino de medicina clínica.
Resumo em Inglês
We examine the recent growth of social software (Web 2.0) and its initial impact on education, and offer a review of some of the recent research conducted in the evaluation of its pedagogical applications. We highlight the propensity of students to be both creative and destructive in their use of social software, particularly with wikis, web logs (blogs) and other text based environments. Student activities within these social software environments can cause tension and conflict, and reactions vary, but outcomes have been generally positive. Some medical education examples are reviewed, providing the reader with worked examples of the use of social software in action in clinical education contexts.
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