Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17428
OBSERVATÓRIOS DE MÍDIA COMO INSTRUMENTOS PARA (DA) DEMOCRACIA
Democratização da comunicação
Controle social
Participação
Confecom
Autor(es)
Afiliação
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil / Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Resumo
Este artigo apresenta parte de uma análise sobre 77 observatórios de mídia em 23 países, tendo como ênfase as relações que têm com o conceito e a instituição da democracia. São destacadas algumas de suas práticas, estruturas, objetivos e justificativas, conduzindo a uma categorização que os situam como reformistas, revolucionários e/ou “conservadores”. Nas conclusões, ressalta a importância que os observatórios de mídia têm como agentes de incentivo à reflexão e à participação da sociedade em prol de uma democratização dos processos comunicacionais. Apresenta ainda a proposta aprovada na I Conferência Nacional de Comunicação para a criação de observatórios e ouvidorias em todo o país.
Palavras-chave
Observatórios de mídiaDemocratização da comunicação
Controle social
Participação
Confecom
Compartilhar