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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17370
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
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UM ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA EM UM PORTAL INSTITUCIONAL
Portais institucionais
Gestão do conhecimento
Comunidades de aprendizagem
Informação em saúde
Portais institucionais
Knowledge management
Communities of learning
Informação em saúde
Título alternativo
A study on the implementation of communities of practice in an institutional portalAfiliação
Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil.
Resumo
O conhecimento está entre os bens mais valiosos da atualidade, alçando a Gestão do Conhecimento a um patamar de destaque nas organizações. Uma das formas de aplicação da Gestão do Conhecimento é através de Comunidades de Prática, reunindo indivíduos que compartilham uma preocupação, um conjunto de problemas ou uma paixão por um assunto, e aprofundam seu conhecimento sobre o mesmo por meio de interações. No âmbito das comunidades de aprendizagem os Ambientes Virtuais de Aprendizagem representam outra opção para prática na aplicação de gestão do conhecimento. Porém tem enfoque nos processos e gestão de ensino ou conteúdo, desconsiderando o potencial do conhecimento presente em toda a instituição. O presente trabalho apresenta uma estrutura híbrida entre AVAs e Comunidades Virtuais para oferecer suporte ao uso de Comunidades de Prática em Portais Institucionais. Este trabalho baseia-se em estudos exploratórios sobre os domínios de Comunidades de Prática e Ambientes Virtuais de Aprendizagem resultando em um “framework conceitual” das relações existentes entre as ferramentas do AVA e as interações entre membros da CoP.
Resumo em Inglês
Knowledge is among one of modern world's most precious assets, with Knowledge Management attaining a prominent level in organizations. One of the forms of Knowledge Management application lies through the Communities of Practice, which bring together individuals who share a concern, a set of problems or a passion for a subject, and who deepen their knowledge on the relevant issue through interactions. In the communities of learning realm, Virtual Learning Environments represent another option for practice in knowledge management application. However, they focus on the processes and management of teaching or content, disregarding the potential of knowledge present throughout the institution. The present work depicts a hybrid structure between the Virtual Learning Environments (VLE's) and the Virtual Communities to provide support to the use of Communities of Practice in Institutional Portals. This work is based on exploratory studies on the domains of the Communities of Practice and the Virtual Learning Environments, thereby resulting in a "conceptual framework" of the existing relations between the VLE's and the interactions between the CoP members.
Palavras-chave
Comunidade de práticaPortais institucionais
Gestão do conhecimento
Comunidades de aprendizagem
Informação em saúde
Palavras-chave em inglês
Communities of practicePortais institucionais
Knowledge management
Communities of learning
Informação em saúde
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