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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17341
O USO DE ANIMAIS PELO ENSINO E PELA PESQUISA: PRÓS E CONTRAS
Título alternativo
Animal use for teaching and research purposes: pros and consAfiliação
Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.
Resumo
Em busca de conhecimento, atividades de ensino e pesquisa são, historicamente, realizadas com o uso de animais. Este artigo fundamenta-se na existência de um novo paradigma em relação à utilização de animais em estudos acadêmicos. Objetivou–se questionar como a ciência aplicada a animais de laboratório, prática presente no cotidiano de alunos dos cursos de Medicina e Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, contribui para a formação acadêmica e profissional. Os conflitos gerados por este tema evidenciam-se nos questionamentos deste artigo, revelando a necessidade de reflexões éticas quanto à utilização de animais pelo ensino e pela pesquisa. Constatou-se a necessidade de emersão da Ciência em Animais de Laboratório como fornecedora de conhecimentos específicos sobre o uso de animais para fins didático-científicos.
Resumo em Inglês
Teaching and research activities are historically performed with the use of animals in search of knowledge and benefits to both of them. This article is based on the existence of a new paradigm for animal use in academic studies, and aims to discuss how science applied to laboratory animals, a common practice by students of Medicine and Biological Sciences at the Federal University of Rio Grande (FURG), contributes to academic and professional training. The conflicts generated by this issue have become clear in the points raised in this article, revealing the need for reflection on ethical animal use in teaching and research activities. One of the major conclusions is that Laboratory Animal Science needs to emerge as a provider of expertise on the use of animals for didactic-scientific purposes.
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