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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/1732
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
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- IFF - Artigos de Periódicos [1287]
Metadata
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A FORMAÇÃO MÉDICA E A CLÍNICA AMPLIADA: RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA
Clínica ampliada
Médico-generalista
Pesquisa de avaliação qualitativa
Extended general practice
General practitioner
Qualitative evaluation research
Título alternativo
The medical education and the extended general practice: results of a Brazilian experimentAutor(es)
Afiliação
Faculdade de Medicina de Marília. Núcleo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Núcleo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Núcleo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Núcleo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Núcleo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Núcleo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Núcleo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Núcleo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Faculdade de Medicina de Marília. Núcleo de Avaliação Institucional. Marília, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Trata-se de um estudo qualitativo que faz parte de uma pesquisa de avaliação de um curso de medicina com o uso de metodologias ativas
de ensino-aprendizagem, baseada na triangulação de métodos. O objetivo é avaliar resultados relacionados ao conceito de clínica ampliada. As fontes de informação utilizadas no estudo abrangem dezessete
entrevistas semi-estruturadas com egressos e uma situação que simulava a prática médica, da qual participaram sete egressos e uma paciente simulada. A análise das informações e a produção dos dados baseiam-se no método de interpretação de sentidos, segundo referencial da hermenêuticadialética. Os resultados apontam aspectos que fundamentam a clínica ampliada, evidenciados em duas temáticas: a relação médico-paciente e abordagem do paciente. Em termos de conclusão, observa-se que o curso de medicina avaliado se aproxima
da formação do médico generalista, humanista, crítico e reflexivo, que pode intervir tanto nos diferentes níveis de atenção de saúde quanto
no enfoque individual e coletivo. Conclui-se, ainda, que há limites para a efetivação de uma clínica ampliada nos diversos cenários de saúde.
Resumo em Inglês
This is a qualitative study that is part of an evaluation research of a medicine course with the use of active teaching-learning methodologies
based on the triangulation of methods. The aim is to evaluate the results related to the extended general practice concept. The sources of
information used in the study include 17 semistructured interviews with ex-prisoners and a situation that simulated the medical practice, of
which seven ex-prisoners and a simulated patient participated. The analysis of the information and the production of the data were based on the method of interpretation of senses, according to the referential hermeneutic-dialectic system. The results point to aspects that justify the extended general practice, evidenced in two themes: the doctor-patient relationship and the patient approach. In conclusion, it is observed that the evaluated medical course brings together the education of the general, humanist, critical and reflexive doctor that may intervene in the different
levels of health attention as well as in the individual and collective approach. It is also concluded that there are limits in operating an extended general practice in diverse health situations.
Palavras-chave
Formação médicaClínica ampliada
Médico-generalista
Pesquisa de avaliação qualitativa
Palavras-chave em inglês
Medical educationExtended general practice
General practitioner
Qualitative evaluation research
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