Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17302
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
2 Fome zero e agricultura sustentávelColeções
Metadata
Mostrar registro completo
COMER COM OS OLHOS: DISCURSOS TELEVISIVOS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES
Afiliação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Escola de Nutrição. Departamento de Nutrição em Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O artigo objetiva apresentar a metodologia e alguns resultados de uma tese de doutorado que buscou compreender os processos vividos pelos jovens no que concerne à saúde. A pesquisa envolveu dois grupos de jovens de configuração sócio-econômica contrastante, um com 10 moradores do bairro Rocinha e outro com alunos do ensino médio do Colégio Andrews, instituição particular da zona sul do Rio de Janeiro. Dimensionou-se a participação dos discursos midiáticos na formação dos sentidos sobre saúde entre os jovens, tomando o caso particular da novela Malhação e enfocando os temas práticas alimentares e corpo. A análise foi conduzida em dois eixos, contrapostos e inter-relacionados: um contemplou os episódios de Malhação, analisando os discursos dos protagonistas; outro buscou identificar sentidos atribuídos pelos jovens às práticas alimentares e às concepções de estética corporal. Presidida pela perspectiva da produção social dos sentidos, teve como principais conceitos teórico-metodológicos polifonia (Bahktin), poder simbólico (Bourdieu), mercado simbólico, comunidade discursiva e contexto (Araújo). A principal conclusão aponta para uma participação dos discursos midiáticos nos sentidos formados entre os jovens, independentemente dos seus contextos de vida, com circularidade entre as comunidades discursivas relevante em suas vidas.
Compartilhar