Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17227
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
Mostrar registro completo
A PROPOSTA DE PESQUISA-FORMAÇÃO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO DO MÉTODO DE CÍRCULOS EM REDES
Mandala educossanitária
Círculos em redes
Educação na saúde
Pesquisa-formação
Saúde coletiva
Autor(es)
Afiliação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Resumo
O ensaio apresenta a proposta da pesquisa-formação em saúde, a construção do método de círculos em redes. A pesquisa-formação é conjugação da pesquisa-ação com educação permanente em saúde, um arranjo de produção do conhecimento e intervenção coletiva onde pesquisador(es) e pesquisado(s) aprendem, fazem perguntas e conformam saberes. A proposta tem vista introduzir novas possibilidades à investigação em saúde, contrapõe-se à racionalidade científica moderna, substituindo a noção de pergunta ou foco pela noção problema educossanitário, aludindo à necessidade de construção coletiva de saberes em realidades onde a saúde está em causa. O método de círculos em redes permite reconhecer a produção do saber como resultante de dados complexos, múltiplos, plurais, coletivos e colaborativos, que se enunciam como conhecimento, como aprendizado e como disposição ao estranhamento. O ensaio indica que os círculos em redes emergem de um processo de pensamento entre pesquisadores, pesquisados e interlocutores, onde modo de pesquisar e investigação não apenas buscam a produção de conhecimento novo ou novas informações, mas a produção de modos de pensar e ainda uma inteligência coletiva entre aqueles interessados com o tema de pesquisa.
Palavras-chave
Pesquisa qualitativa em saúdeMandala educossanitária
Círculos em redes
Educação na saúde
Pesquisa-formação
Saúde coletiva
Compartilhar