Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17226
DESAFIOS DA SAÚDE GLOBAL PARA A EDUCAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: (RE)DEFINIÇÃO DE MODOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM INICIATIVAS DE COMBATE ÀS DESIGUALDADES DE SAÚDE
Conhecimento e saúde
Educação na saúde
Profissionais de saúde
Conhecimento baseado na experiência
Ferreira, Patrícia Moreira | Data do documento:
2013
Autor(es)
Afiliação
Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Sociais. Coimbra, Portugal.
Resumo
O artigo parte da discussão de uma das dimensões associadas à Saúde Global - o seu envolvimento nas dinâmicas de produção de conhecimento “globalizado” sobre saúde, na sua disseminação através de modelos de transferência de conhecimento e implementação em diversos locais ou lugares. Argumenta-se que os programas de educação de profissionais de saúde, inseridos em iniciativas de Saúde Global de combate às desigualdades de saúde, se sustenta em orientações definidas internacionalmente que promovem o conhecimento técnico-científico como o único conhecimento válido sobre saúde. Propõe-se que a definição e orientação destes programas se deve sustentar em conhecimentos contextualizados e situados sobre saúde, assentes em coprodução de conhecimento, que poderão contribuir para educar e formar profissionais de saúde mais capazes de atuar em contextos locais marcados pela pobreza e exclusão social. Espera-se, assim, contribuir para o surgimento de novas perspetivas sobre produção de conhecimentos e práticas no ensino das profissões da saúde.
Palavras-chave
Saúde globalConhecimento e saúde
Educação na saúde
Profissionais de saúde
Conhecimento baseado na experiência
Compartilhar