Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17166
FACILITADORES E BARREIRAS À UTILIZAÇÃO DAS TELECONSULTORIAS OFF-LINE: A EXPERIÊNCIA DOS MÉDICOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE BELO HORIZONTE
Afiliação
Prefeitura de Belo Horizonte. Secretaria Municipal de Saúde. Gerência de Tecnologia e Informação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumo
INTRODUÇÃO: Telessaúde é a prestação de serviços de saúde por profissionais que utilizam as tecnologias de informação e comunicação para intercâmbio de informações para fins de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, processos de educação em saúde, pesquisas e avaliações. Objetivo foi identificar facilitadores e barreiras à sua incorporação na rotina de trabalho. METODOS: A amostra intencional incluiu 2 homens e 5 mulheres de diferentes distritos sanitários que fizeram uso de teleconsultorias off line. Entrevistas individuais e análise de conteúdo foram realizadas. Após a leitura flutuante dos textos das entrevistas, foram identificados os trechos correspondentes a cada uma das categorias e subcategorias do modelo explicativo baseado na Teoria da Difusão. RESULTADOS: A teleconsultoria off line é considerada de fácil utilização, promove o aperfeiçoamento e reforça o vínculo médicopaciente. Os médicos solicitantes afirmam o potencial e a pertinência da teleconsultoria off line para a atenção primária à saúde. Os entraves (sobrecarga de trabalho, debilidades no treinamento e pouca familiaridade do profissional com a informática) interagem para influenciar a decisão de utilização. CONCLUSÃO: Baixa taxa de utilização e as contradições encontradas sugerem pistas para orientar a gestão em suas ações visando à consolidação do sistema.
Compartilhar