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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17112
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ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidade09 Indústria, inovação e infraestrutura
10 Redução das desigualdades
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
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AMBIENTE REGULATÓRIO DE INFRAESTRUTURA DE INFORMAÇÕES PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: APONTAMENTOS ACERCA DA DISTRIBUIÇÃO DE INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM
Ambiente regulatorio de la infraestructura de informaciones para el acceso a la información científica: notas sobre la distribución de información en la sociedad de aprendizaje
Acesso à informação
Infraestrutura global de informação
Sociedade da informação
Políticas de informação
Access to information
Global information infrastructure
Information society
Information policies
Acceso a la información
Infraestructura global de información
Sociedad de la información
Políticas de información
Titulo alternativo
Regulatory environment of the information infrastructure to provide access to scientific information: notes on the distribution of information in the learning societyAmbiente regulatorio de la infraestructura de informaciones para el acceso a la información científica: notas sobre la distribución de información en la sociedad de aprendizaje
Afiliación
Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Unidade de Informação e Pesquisa. Campina Grande, PB, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Ciência da Informação. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Ciência da Informação. Recife, PE, Brasil.
Resumen en portugues
Este artigo trata do debate acerca do acesso à informação cientifica no âmbito da sociedade da aprendizagem, questionando o seu papel ideológico, bem como a sua filosofia política, especialmente no que tange ao acesso à informação acadêmica. Constrói um panorama político-econômico do desenvolvimento da ideia da sociedade da informação no Brasil, a partir da leitura conjuntural da proposta de uma global information infrastructure, na década de 1990, passando pelos esforços brasileiros de inserção em tal infraestrutura e construção de uma estrutura de rede. Tece críticas ao processo de promoção da sociedade da informação até a evolução conceitual à sociedade da aprendizagem, contrapondo-se ao modelo vigente e propondo um novo viés de análise para a questão da competência informacional e do processo de “aprender a aprender”. Finaliza expondo novas questões possíveis relativas ao tema, abarcando, inclusive, a questão da regulação do ambiente de rede e a necessidade de promoção real do acesso livre à informação científica.
Resumen en ingles
This article deals with the debate of scientific information access in the context of learning society, questioning its ideological point of view and its political philosophy particularly about the access to the academic scientific information. The text presents a perspective of the information society development in Brazil, from the analysis of the concept of a global information infrastructure introduced in the early 1990s, and relates the efforts to insert the Brazilian economy in the context of the information network. It criticizes the current model of learning society and proposes a new way to deal with informational competence and with the process of “learning how to learn”. Finally, it shows new questions about the subject, including even the regulation of the networks and the need to promote effectively the free access to scientific information.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este texto aborda el debate sobre el acceso a la información científica en el contexto de la sociedad de aprendizaje, cuestionando su papel ideológico, así como su filosofía política, en particular con respecto al acceso a la información académica. Construye, en este sentido, un panorama político y económico del desarrollo de la idea de la sociedad de la información en Brasil, desde el análisis de la propuesta de una infraestructura mundial de información, en la década de 1990, y describe los esfuerzos brasileños de inserción en dicha infraestructura y de construcción de una estructura de red. El texto también teje críticas al proceso de la sociedad de la información hasta la evolución conceptual de la sociedad de aprendizaje y propone una nueva manera de conducir el análisis de la cuestión de la competencia informacional y del proceso de "aprender a aprender". Finaliza exponiendo posibles nuevos problemas relacionados con el tema, incluyendo la cuestión de la regulación de las redes y la importancia de promover el libre acceso a la información científica.
Palabras clave en portugues
Sociedade da aprendizagemAcesso à informação
Infraestrutura global de informação
Sociedade da informação
Políticas de informação
Palabras clave en ingles
Learning societyAccess to information
Global information infrastructure
Information society
Information policies
Palabras clave
Sociedad de aprendizajeAcceso a la información
Infraestructura global de información
Sociedad de la información
Políticas de información
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