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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17088
PANORAMA DO USO DE MARCAS PELOS GRANDES LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS MULTINACIONAIS NO MERCADO BRASILEIRO
Autor(es)
Afiliação
Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
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Resumo
A marca é um dos ativos de maior valor para as empresas, sendo protegida por meio dos direitos de propriedade industrial. No setor farmacêutico, a literatura aponta a relevância da marca nas estratégias de fidelização dos clientes, diante da introdução de novos fármacos no mercado e da expiração do prazo de proteção das patentes. Entretanto, ainda são poucos os estudos sobre a atuação desse ativo, neste ou em outros setores. Este artigo tem como objetivo mapear o uso da marca, no mercado brasileiro, por empresas multinacionais do setor farmacêutico, a partir de informações obtidas na base de depósitos de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os resultados obtidos mostram a pouca utilização do conjunto de dados referentes ao depósito de marca e ressaltam a relevância dessa base para gerar informação, ferramenta que pode ser utilizada pelas empresas para aumentar sua competitividade.
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