Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17064
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
08 Trabalho decente e crescimento econômico
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
A COMUNICAÇÃO, A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE TRABALHO E O CUIDADO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL: CENÁRIOS E DESAFIOS
La comunicación, la educación en el proceso de trabajo y el cuidado de la salud pública de Río Grande do Sul: escenarios y desafíos
Educação permanente
Trabalhador da saúde
Política de saúde
Serviços de saúde
Continuing education
Health worker
Health policy
Health services
Educación permanente
Trabajador de la salud
Política de salud
Servicios de salud
Título alternativo
Communication, education in the work process and the care in the public health of the Rio Grande do Sul: scenarios and challengesLa comunicación, la educación en el proceso de trabajo y el cuidado de la salud pública de Río Grande do Sul: escenarios y desafíos
Autor(es)
Afiliação
Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
Resumo
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) prioriza espaços para aprendizagem no trabalho a partir dos problemas e necessidades detectados nesse contexto, incentivando autonomia e resolutividade nos enfrentamentos. Contudo, alguns trabalhadores da saúde desconhecem esse espaço para refletir sobre as suas ações. O profissional da Comunicação Social, no campo da saúde, contribui para socializar movimentos e mudanças. Esse estudo qualitativo objetivou investigar se os trabalhadores da saúde relacionam a Educação Permanente em Saúde (EPS) com as atividades no seu contexto laboral e a contribuição da comunicação nesse processo em saúde. Foram questionados 300 trabalhadores da saúde de 13 municípios do Rio Grande do Sul, cujas respostas foram submetidas à análise descritiva. Os trabalhadores citam ações, elementos da EPS, em suas práticas, sem, porém, relacioná-las com a mesma, e a comunicação em saúde se mostra tênue, quanto aos propósitos da PNEPS.
Resumo em Inglês
The National Policy on Permanent Education in Health (PNEPS) prioritizes spaces for learning at work, from the problems and needs encountered in this context, encouraging autonomy and resoluteness in coping with those problems. However, some health workers are not familiar with those spaces in order to reflect about their actions. The Social Communication professional, in the field of health, helps to socialize movements and changes. This qualitative study aimed to investigate whether health workers relate to Continuing Health Education (EPS) with activities in their work context and the contribution of communication in this process with activities in their work context and the contribution of communication in this process in health. A questioner was delivered to 300 employees of 13 cities of the Rio Grande do Sul state, whose answers were submitted to descriptive analysis. Workers list actions, EPS elements, in their practices without relating them with the EPS and the communication in the health areas was shown to be weak, as to the purposes of PNEPS.
Resumo em Espanhol
La Política Nacional de Educación Permanente en Salud (PNEPS) prioriza espacios para aprendizaje en el trabajo, a partir de los problemas y necesita detectados en ese contexto, incentivando autonomía y resolución en los enfrentamientos. Sin embargo, algunos trabajadores de la salud no conocen a ese espacio para reflexionar en cuanto a sus acciones. El profesional de Comunicación Social, en el campo da salud, contribuye para socializar movimientos y cambios. Ese estudio cualitativo tuvo el objetivo de investigar si los trabajadores de la salud relacionan la Educación Permanente en Salud (EPS) con las actividades en su contexto laboral y la contribución de la comunicación en ese proceso en salud. Fueron cuestionados 300 trabajadores de la salud de 13 municipios de Rio Grande do Sul, cuyas respuestas fueron sometidas al análisis descriptivo. Los trabajadores citan acciones, elementos de la EPS, en sus prácticas, sin relacionarlas con la misma y la comunicación en salud se presenta tenue, en cuanto a los propósitos da PNEPS.
Palavras-chave
ComunicaçãoEducação permanente
Trabalhador da saúde
Política de saúde
Serviços de saúde
Palavras-chave em inglês
CommunicationContinuing education
Health worker
Health policy
Health services
Palavras-chave em espanhol
ComunicaciónEducación permanente
Trabajador de la salud
Política de salud
Servicios de salud
Compartilhar