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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16979
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Sustainable Development Goals
09 Indústria, inovação e infraestruturaCollections
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A INATINGÍVEL META DO INTANGÍVEL E AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS: DO THE TRUE COST À MODA LIVRE
El objetivo inalcanzable de los activos intangibles y las consecuencias sociales: desde the true cost hasta la moda libre
Capital imaterial
Valor intangível
Publicidade social
Comércio justo
Consequências sociais
Immaterial capital
Intangible value
Social advertising
Fair trade
Social consequences
Capital inmaterial
Valor intangible
Publicidad social
Comercio justo
Consecuencias sociales
Alternative title
The unattainable goal of intangible assets and the social consequences: from the true cost to free fashionEl objetivo inalcanzable de los activos intangibles y las consecuencias sociales: desde the true cost hasta la moda libre
Affilliation
Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano. Laboratório de Investigação de Comunicação Comunitária e Publicidade Social. Niterói, RJ. Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano. Niterói, RJ. Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano. Niterói, RJ. Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente artigo pretende refletir teoricamente sobre a busca desmedida da elevação de valor de marcas de grandes empresas do segmento fast fashion em contraste com as consequências sociais geradas para a própria sociedade que consome tais marcas. A reflexão se dá a partir do que Max Weber chama de “novo espírito do capitalismo”, com base no conceito de “capital imaterial” de André Gorz e articulada ao documentário sobre a indústria da moda The True Cost. Na contrapartida do cenário da aquisição exacerbada, vale destacar o surgimento e a propagação da publicidade social como uma via alternativa que visa possibilitar o equilíbrio entre os atores da cadeia de produção a exemplo do que vem sendo chamado de comércio justo.
Abstract
This article aims to reflect theoretically on the unrestrained pursuit of valorization of brands of large companies in the segment fast fashion, in contrast to the social consequences generated for the society itself that consumes products of these same brands.The starting point for analysis is what Max Weber calls the “new spirit of capitalism”, based on the André Gorz’s concept of “intangible capital”, and on the documentary The True Cost about the fashion industry. In contrast with the exacerbated consumerism, it is important to mention the emergence and propagation of social advertising as an alternative route that aims to provide the balance between all the people involved in the production chain, like what has been called fair trade.
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Este artículo tiene como objetivo reflexionar teóricamente sobre la busca desenfrenada del valor de elevación de marcas de grandes empresas en el segmento de fast fashion, en contraste con las consecuencias sociales generadas para la misma sociedad que consume ese tipo de marcas. La reflexión parte de lo que Max Weber llama “nuevo espírito del capitalismo”, basado en el concepto de “capital inmaterial” de André Gorz y en el documentario acerca de la industria de la moda The True Cost. En contrapartida a las compras excesivas, vale la pena señalar la aparición y propagación de la publicidad social como una ruta alternativa que tiene como objetivo permitir el equilibrio entre los actores de la cadena de producción como el ejemplo dado por el que se ha llamado comercio justo.
Keywords in Portuguese
Consumo de marcaCapital imaterial
Valor intangível
Publicidade social
Comércio justo
Consequências sociais
Keywords
Brand consumptionImmaterial capital
Intangible value
Social advertising
Fair trade
Social consequences
Keywords in Spanish
Consumo de marcaCapital inmaterial
Valor intangible
Publicidad social
Comercio justo
Consecuencias sociales
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