Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16924
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
- IOC - Artigos de Periódicos [12791]
Metadata
Mostrar registro completo
ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PELOS ESTUDANTES: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DE ASPECTOS COGNITIVOS E METACOGNITIVOS
Título alternativo
Students formulating and solving questions: a case study about cognitive and metacognitive aspectsAfiliação
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) – UnED Nova Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Muitas pesquisas enfatizam a importância da metacognição para a aprendizagem de
ciências. Apresentamos neste trabalho a análise de uma proposta de atividade em que os
alunos são levados a elaborar e resolver uma questão relativa a conteúdos de Física
estudados no ano anterior e a refletir sobre suas aprendizagens. Tal atividade foi
aplicada, durante as aulas de Física, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma
instituição federal de ensino. Realizamos um estudo de caso, com abordagem
qualitativa, por intermédio dos registros fornecidos por uma aluna. Ela realizou a
atividade de forma apropriada e valeu-se de conhecimentos científicos e
metacognitivos. Tal fato sugere que a relação entre aquilo que o sujeito conhece e
aquilo que ele sabe sobre o que conhece, ou seja, entre cognição e metacognição,
permite que nos aproximemos do problema concreto que é saber o que e como as
pessoas aprendem.
Resumo em Inglês
A lot of researches emphasize the importance of metacognition to learn science. The
analysis of an activity in which students are required to formulate a question about
Physics contents they studied one year ago, to solve it and to reflect about their learning
is presented in this paper. Such activity was carried out in a group of students in the
second year of a public High School in Brazil, during Physics classes. A case study
considering one student was done with a qualitative approach. The student solved the
activity in an appropriate way and used scientific and metacognitive knowledge. It
suggests that the relationship between what the student knows and what s/he knows
about what s/he knows, it means, between cognition and metacognition, permits us to
approach to the concrete problem of knowing what and how people learn.
Compartilhar