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A ABORDAGEM DE REDUÇÃO DE DANOS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL
Título alternativo
Harm reduction approach in non-formal educational situations: a qualitative study in the state of Rio de JaneirAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este artigo discute as contribuições da
abordagem de redução de danos para a
prática educativa em saúde e drogas, em
espaços não formais, a partir da análise
dos fundamentos teórico-metodológicos
e das atividades de um projeto
desenvolvido pelo Instituto Oswaldo
Cruz, com educadores de organizações
não governamentais do estado do Rio de
Janeiro, Brasil, de 2006 a 2007.
Orientado por uma abordagem
qualitativa, o estudo analisou a trajetória
e as práticas profissionais de educadores
e o contexto institucional, por meio da
análise documental, de entrevistas e
observações diretas. Os achados
revelaram que houve apropriação e
ressignificação, pelos educadores, dos
conceitos abordados no projeto relativos
à educação para autonomia, redução de
danos e vulnerabilidade, orientados por
uma abordagem dialógica e crítica do
processo de construção do conhecimento.
Resumo em Inglês
This paper discusses the contributions of
the harm reduction approach towards
educational practices relating to health
and drugs, in non-formal situations, from
an analysis on the theoretical and
methodological fundamentals and
activities of a project developed by the
Oswaldo Cruz Institute, among educators
from nongovernmental organizations in
Rio de Janeiro, from 2006 to 2007.
Guided by a qualitative approach, this
study analyzed the educators’
professional practices, the paths taken
and the institutional context, by means of
document analysis, interviews and direct
observations. The findings revealed that
the educators had appropriated and
given new meaning to the concepts dealt
with in the project, in relation to
education for autonomy, harm reduction
and vulnerability, guided by a dialogical
and critical approach towards the
knowledge construction process.
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